A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta quinta-feira (12) o deputado federal André Janones (Avante-MG) na investigação que estuda um suposto esquema de “rachadinha” em seu gabinete. Janones foi indiciado por associação criminosa, peculato e corrupção passiva. As informações são da CNN.
O relator do processo enviado para o Supremo Tribunal Federal (STF) é o ministro Luiz Fux. A decisão de abrir um inquérito foi do próprio ministro, em dezembro de 2023, depois de um pedido da PGR.
Janones foi acusado por um ex-funcionário de seu gabinete de desviar salários de servidores para custear despesas pessoais. As suspeitas foram maiores após vazamento de áudios com falas do deputado.
A subprocuradora Ana Borges Côelho Santos, que assinou o pedido encaminhado ao STF na ocasião, afirmou que era necessário esclarecer se Janones se associou a assessores com o objetivo de cometer crimes contra a administração pública.
Em uma das gravações, Janones teria pedido aos funcionários uma vaquinha para ser utilizada nas eleições de 2020. O deputado nega as acusações.