GPS Brasília comscore

PF envia inquérito que indiciou Bolsonaro por golpe ao STF; julgamento deve ocorrer em 2025

Procuradoria-Geral da República terá 15 dias para decidir sobre denúncia; recesso do STF adia possível julgamento

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por crimes como golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias. A investigação já foi encaminhada ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso.

A PGR, sob o comando de Paulo Gonet, terá um prazo de 15 dias para decidir se apresentará denúncia ao STF contra os investigados. Durante esse período, as defesas dos acusados também poderão se manifestar.

Devido ao recesso do Supremo, que começa em 19 de dezembro e se estende até 1° de fevereiro de 2025, a análise de uma eventual denúncia pela Corte deverá ocorrer apenas no próximo ano.

Novas acusações e depoimento de Mauro Cid
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, prestou um novo depoimento ao STF sobre omissões e contradições apontadas pela Polícia Federal na oitiva anterior, realizada em 19 de novembro.

Após a nova oitiva, o ministro Alexandre de Moraes decidiu manter o acordo de delação premiada firmado por Cid, considerando que ele esclareceu os pontos questionados. O depoimento foi enviado de volta à PF para que a investigação seja complementada.

No depoimento, Mauro Cid negou envolvimento ou conhecimento sobre o plano golpista que incluía o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes.

Apesar disso, as apurações da Operação Contragolpe indicam que uma reunião da suposta trama ocorreu em 12 de novembro de 2022, na residência do general Braga Netto, em Brasília, com a participação de Cid.

Mauro Cid já havia firmado um acordo de colaboração com a Polícia Federal no ano passado, comprometendo-se a revelar informações sobre irregularidades ocorridas durante o governo de Jair Bolsonaro. Entre os fatos relatados estão a venda de joias sauditas e a falsificação dos cartões de vacinação do ex-presidente.

Veja também

Olhou-se mais uma vez refletida nos pedaços do espelho partido. …

Até 3 de janeiro, será possível criar acessórios personalizados para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI