GPS Brasília comscore

PF descarta indiciamento de Michelle e Eduardo Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe

Investigações não encontraram provas contra ex-primeira-dama e deputado federal, diz diretor-geral da Polícia Federal

A Polícia Federal concluiu que não há elementos suficientes para indiciar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro no inquérito que investiga a tentativa de golpe para impedir a posse do presidente eleito em 2022.

A informação foi confirmada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (27).

Segundo Rodrigues, embora ambos tenham sido citados pelo ex-ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid, não foram encontradas provas adicionais que sustentassem um indiciamento. “

A investigação apontou elementos relacionados a outras pessoas, mas, no caso concreto, não encontramos provas que confirmassem participação dessas duas pessoas”, declarou o diretor-geral da PF.

No final de 2023, a Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um relatório final no qual indicia 37 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno. O documento detalha a tentativa de articulação para anular o resultado das eleições e manter Bolsonaro no poder.

Grupos de influência

De acordo com Mauro Cid, que firmou um acordo de delação premiada, a tentativa de golpe foi organizada por diferentes grupos ao redor de Bolsonaro.

O delator citou três núcleos principais: os “conservadores”, que enxergavam o ex-presidente como líder; os “moderados”, que rejeitavam ações radicais; e os “radicais”, que defendiam o uso da força para impedir a transição de governo. Cid afirmou que Michelle e Eduardo faziam parte deste último grupo.

Em resposta às menções a seu nome, Michelle Bolsonaro ironizou a situação ao publicar uma figurinha de si mesma chorando e enchendo duas xícaras em uma rede social.

Andrei Rodrigues reforçou a solidez do relatório enviado ao STF. “O relatório apresentado é consistente, com respeito ao devido processo legal e às garantias fundamentais”, afirmou o diretor-geral.

 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.