GPS Brasília comscore

PF conclui inquérito contra Renato Cariani, influenciador fitness

Roseli Dorth, sócia de Cariani, e Fabio Spinola também foram indiciados
Foto: Reprodução

Compartilhe:

A Polícia Federal concluiu a investigação sobre o influenciador Renato Cariani e mais duas pessoas por suposto envolvimento com tráfico de drogas. O influencer foi indiciado por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas ao término da apuração. Roseli Dorth, sócia de Renato, e Fabio Spinola, amigo do influenciador, também foram indiciados. As informações são da CNN.

A defesa de Renato Cariani divulgou uma nota afirmando que o indiciamento ocorreu de forma precipitada em 18 de dezembro de 2023, antes de Cariani prestar esclarecimentos. A defesa alega que as conclusões da Autoridade Policial, expostas no relatório, são equivocadas e têm sido contraditadas durante o procedimento.

O canal de notícias tentou contatar as defesas de Fabio Spinola e Roseli Dorth, mas até o momento não obteve retorno.

A ação da PF

A Operação Hinsberg realizou 18 mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, a quadrilha emitia notas fiscais fraudulentas de empresas licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo. O pagamento era feito em espécie por meio de “laranjas”. Os criminosos se passavam por funcionários de multinacionais.

A PF estima que cerca de 12 toneladas de componentes químicos, como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila, foram desviadas. Com esses materiais, seria possível fabricar 12 toneladas de crack e cocaína prontas para consumo. Empresas fictícias foram utilizadas para encobrir o esquema.

Em nota, a PF afirmou que “as pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro”.

Renato Cariani

Renato Cariani é um professor de química, educador físico, atleta profissional, empresário e youtuber, com mais de 14 milhões de seguidores. Reconhecido no segmento fitness, possui 7,3 milhões de seguidores no Instagram, 6,3 milhões de inscritos no YouTube e mais de 1 milhão de seguidores no TikTok.

Nas redes sociais, Cariani demonstra influência entre celebridades, exibindo fotos com apresentadores de TV, cantores, modelos e outros influenciadores. Seu site oferece cursos e treinamentos que vão desde orientação em nutrição até mentoria em investimentos financeiros.

Recentemente, o youtuber inaugurou uma loja com produtos de sua marca em um shopping na zona sul de São Paulo.

Últimas

Política