A Polícia Federal (PF)abriu um inquérito e deu início às investigações para apurar a tentativa de invasão ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, na manhã deste sábado (24). Por volta das 6h, o motorista de um Ford Focus preto seguiu em direção ao Alvorada, onde mora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Zona Cívico-Administrativa de Brasília. Ao ser visto na área do bloqueio de acesso, porém, o condutor teria desobedecido a ordem de parada.
Em seguida, o veículo teria furado os pneus na “cama de faquir” – dispositivo com perfuradores em metal para evitar a fuga de veículos -, escapando em direção ao Palácio do Jaburu, que é a residência oficial do vice-presidente. Para tentar detê-lo, um segurança atirou duas vezes contra o veículo.
À tarde, a Polícia Federal soltou um comunicado informando que o diretor-geral do órgão, delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, determinou a instauração de um inquérito para apurar o fato e identificar o suspeito, que conseguiu escapar do bloqueio.
“A Polícia Federal já iniciou as diligências para elucidar as circunstâncias envolvendo a tentativa de invasão ao Palácio da Alvorada por um indivíduo conduzindo um automóvel”, diz a PF. “Estão em curso medidas para localizar o veículo, bem como o responsável pela tentativa. A Polícia Federal aguarda comunicação formal do Gabinete de Segurança Institucional, responsável pelos bloqueios e abordagem, relatando detalhes do ocorrido para auxiliar nas investigações”.
*Com informações do Estadão Conteúdo