O cortisol, também conhecido como o “hormônio do estresse”e, é produzido nas adrenais (ou glândulas supra renais) e lançado na corrente sanguínea aos primeiros raios de luz, baixando os níveis de melatonina para nos ajudar a acordar,e “partir pra luta” e isso também acontece com nossos pets. Ele tem diversos papéis no organismo, como auxiliar a fortalecer nosso sistema imunológico.
Porém se não damos “destino” a esse hormônio e o mantemos equilibrado, ele se acumula no organismo e, no fim do dia, se torna literalmente tóxico ao cérebro. O excesso de cortisol prejudica a capacidade de regular as emoções e pode dar hiperexcitabilidade.

E é por isso que pets que não se exercitam no começo do dia ficam “malucos” no final dele! Correndo pela casa toda, pegando e destruindo objetos.
No passeio da manhã é importante deixar que o pet fareje, role na grama se desejar e caso ele seja reativo com outros cães, evite o contato. Pois nos casos de reatividade, o estresse do contato será um maior causador no aumento do cortisol.

Para gatos não acostumados com passeios supervisionados, é importante abrir as janelas e estimular o exercício através de brincadeiras.
O aumento do cortisol pode também causar: fraqueza muscular, aumento do apetite e da sede, aumento do peso, principalmente na circunferência abdominal.
Então não perca tempo, se organize para um passeio matinal com seu amigo… é saúde e longevidade para você e pra ele.

Joana Barros Santos, médica veterinária à frente da Gaia Medicina Veterinária Integrativa e Pet Shop.Formada pela UPIS em 2013; atua na área da medicina veterinária Integrativa através da homeopatia,alimentação natural, naturopatia, medicina nutraceutica, fitoterapia brasileira.