GPS Brasília comscore

Petróleo encerra com queda após declarações de Donald Trump em Davos

Preços a serem cobrados em março foram pressionados por fatores geopolíticos e queda nos estoques dos EUA

Os contratos futuros de petróleo registraram baixa nesta quinta-feira (23), impactados por declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Trump defendeu a redução dos preços do barril como estratégia para conter a inflação e acelerar o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Se os preços do petróleo caírem, a guerra da Rússia contra Ucrânia acabará rapidamente”, afirmou Trump, que também declarou que irá “pedir à Arábia Saudita e à Opep para reduzirem o custo do petróleo”.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI com entrega em março recuou 1,09%, cotado a US$ 74,62 o barril. Já o Brent para abril, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), teve queda de 0,76%, fechando a US$ 77,56.

Além das declarações de Trump, a redução dos estoques de petróleo nos EUA contribuiu para a pressão sobre os preços. Segundo o Departamento de Energia (DoE), os estoques semanais recuaram 1,017 milhão de barris, totalizando 411,663 milhões de barris. A queda foi mais acentuada do que a prevista por analistas, que esperavam uma redução de 500 mil barris.

Especialistas da Capital Economics destacam que a estratégia de Trump enfrenta desafios, especialmente quanto à produção norte-americana e à relação com a Arábia Saudita.

“Preços mais baixos do petróleo não incentivam a produção nos EUA, particularmente em áreas de alto custo, como o Alasca. Além disso, não é garantido que a Arábia Saudita atenderia a um pedido para expandir a produção, considerando o distanciamento recente dos EUA”, avalia a consultoria.

Entretanto, a consultoria ressalta que o convite de Trump pode oferecer uma justificativa para que a Arábia Saudita aumente sua produção e recupere participação de mercado.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.