GPS Brasília comscore

Pessoas com deficiência são homenageadas na cúpula do Senado

Intervenção levou coelho Sanção com o símbolo do girassol, representando atenção à causa
Senado homenageia pessoas com deficiência
crédito: Tadeu Sposito/Agência Senado

Compartilhe:

 

Neste domingo (3/12), quando foi celebrado o Dia da Pessoa com Deficiência, o Senado Federal amanheceu com uma intervenção artística na cúpula do conhecido prédio: um boneco inflável do coelho Sansão, personagem da Turma da Mônica, repousava no local segurando um girassol, símbolo representativo da causa.

Intitulada “Coelhadas Gigantes”, a exibição faz parte das atividades da Semana de Valorização à Pessoa com Deficiência, promovida pelo Senado. A iniciativa visa sensibilizar e reconhecer a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades.

A ideia ganhou vida a partir de uma parceria entre o Senado e a Mauricio de Sousa Produções (MSP), responsável pela Turma da Mônica. O inflável do coelho Sansão estará em exibição até o dia 10 de dezembro.

O cordão com desenhos de girassol, regulamentado pela Lei 14.624/23, Estatuto da Pessoa com Deficiência, simboliza a garantia de atendimento prioritário e integral nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Além da exibição, estão previstas atividades para a próxima quarta-feira (6), incluindo encontros de estudantes de escolas públicas do DF com personagens da Turma da Mônica, visando uma maior conscientização e compreensão sobre a diversidade.

Paralelamente, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado lançará o Plano de Acessibilidade do Senado Federal, com a disponibilização de uma cartilha sobre atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista, bem como o calendário 2024 do Senado em braile, acessíveis para toda a população.