Ao que tudo indica, a recente resposta do governo Lula ao aumento de 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros, imposto pelos Estados Unidos sob a gestão de Donald Trump, contribuiu positivamente para a imagem do presidente junto à população. Pelo menos, é o que aponta a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg que relaciona o episódio a uma melhora na percepção sobre a forma de governar do petista e que foi divulgada nesta terça-feira (15).
Segundo os dados, 61,1% dos entrevistados afirmaram que Lula representa melhor o Brasil do que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi escolhido por 38,8%. A avaliação sugere uma preferência significativa por Lula como símbolo da imagem nacional, especialmente em momentos de tensão diplomática e econômica.
Aprovação
O levantamento também registrou crescimento na aprovação do governo federal, que passou de 47,3% em junho para 49,9% em julho, o maior índice deste ano. A desaprovação, por sua vez, caiu de 51,8% para 50,3% no mesmo período. A pesquisa ouviu 2.841 pessoas por meio de questionários on-line entre os dias 11 e 13 de julho, com margem de erro de 2 pontos percentuais e 95% de confiança.