GPS Brasília comscore

Pesquisa Ipsos-Ipec: avaliação negativa de Lula supera a positiva pela primeira vez no terceiro mandato

Levantamento aponta que 41% consideram governo ruim ou péssimo, enquanto 27% avaliam como ótimo ou bom

A mais recente pesquisa Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), revelou que 41% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo. Já os que consideram a administração ótima ou boa somam 27%.

Pela primeira vez no terceiro mandato do petista, a rejeição supera a aprovação.

Outros 30% classificam o governo como regular, enquanto 1% não soube ou não respondeu. O levantamento ouviu 2.000 pessoas entre os dias 7 e 11 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O percentual de insatisfeitos aumentou sete pontos desde a última pesquisa, realizada em dezembro de 2024, enquanto a avaliação positiva recuou na mesma proporção.

O índice de reprovação é mais alto entre aqueles com renda superior a cinco salários mínimos (59%), pessoas com ensino superior (48%), evangélicos (48%) e eleitores de Jair Bolsonaro em 2022 (72%).

Por outro lado, Lula mantém apoio entre nordestinos (37%), pessoas com menor escolaridade (36%), eleitores do petista em 2022 (52%) e aqueles com renda de até um salário mínimo (34%).

Desaprovação 

O levantamento também mediu a aprovação à maneira como Lula governa. No total, 55% desaprovam sua condução à frente do país, enquanto 40% aprovam. Esse índice representa um aumento de nove pontos na rejeição desde dezembro, enquanto a aprovação caiu sete pontos.

A avaliação negativa é maior entre brasileiros com renda acima de cinco salários mínimos (72%), evangélicos (66%) e pessoas com ensino superior (64%). Por outro lado, os que mais aprovam a gestão do presidente são nordestinos (53%), pessoas com ensino fundamental (51%) e católicos (50%).

A pesquisa também indicou um aumento na desconfiança em relação ao presidente: 58% afirmam não confiar em Lula, um crescimento de seis pontos em relação ao levantamento anterior. Já os que confiam somam 40%, cinco pontos a menos do que na última pesquisa.

Os grupos que mais confiam no presidente são moradores do Nordeste (55%), pessoas com ensino fundamental (50%) e católicos (50%). Já os mais desconfiados são evangélicos (70%), brasileiros com renda acima de cinco salários mínimos (73%) e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (66%).

Com Agência Brasil

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.