GPS Brasília comscore

Pesquisa aponta que diabetes é perigosa para mulheres no inverno

Sabia que a diabetes **piora** durante o inverno? Talvez você também se pergunte como o organismo consegue sobreviver a essa mudança de temperatura. A resposta é simples: ocorre uma derrubada do efeito da insulina e, assim, o corpo necessita ser regulado nessa época do ano para manter as taxas baixas.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável por transportar a glicose do sangue para o interior das células, para que, dessa forma, seja usada como fonte de energia. Ela é produzida principalmente após as refeições, quando a quantidade de açúcar no sangue aumenta. Isso pode acontecer por várias razões, sendo a principal a falta de prática da atividade física e uma dieta com baixo teor calórico. Para impedir que a doença avance, é necessário que os diabéticos gerem calor dentro do organismo para evitar que ele se resfrie.

![jenny-hill-Io2Zgb3_kdk-unsplash.jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/jenny_hill_Io2_Zgb3_kdk_unsplash_aa5fe32f60.jpg)

De maneira semelhante às crianças e adolescentes, mais de 90% das pessoas com diabetes estão acima do peso com uma taxa de obesidade entre 45 e 79%. Apesar de o inverno ser uma época fria, é possível equilibrar o peso corporal, manter os pés secos e os lábios lisos com produtos criativamente adaptados a essa estação. Assim como qualquer outro tipo de diabetes, é necessária a monitorização por um especialista.

 Por isso, durante a estação, é importante redobrar os cuidados, obedecendo a quatro pontos principais: alimentação, hidratação, exercícios físicos, acompanhamento médico e hidratação. Refeições equilibradas, consumo de líquidos, uma rotina regular de esportes ou atividades aeróbicas, consultas semestrais e cuidado com a pele são os principais amigos da saúde e bem-estar.

De acordo com a nutricionista Taissa Müller, o ideal é realizar de três a cinco refeições por dia baseadas em fibras, carnes brancas, frutas, legumes, verduras e grãos. “Uma boa opção para o lanche são ovos cozidos, nozes e biscoitos integrais. Dessa forma, evita-se o consumo de industrializados inflamatórios ricos em carboidratos e pouco nutritivos”, afirma.

![brooke-lark-jUPOXXRNdcA-unsplash.jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/brooke_lark_j_UPOXXR_Ndc_A_unsplash_5b05047567.jpg)

Para um dia a dia ainda melhor, monitorar as taxas de glicose no sangue com frequência auxilia no controle da doença e reduz as chances de problemas súbitos de saúde por conta de picos elevados de glicose ou pela falta dela no sangue.

Outro ponto importante para quem convive com a diabetes, em especial as mulheres, são os cuidados com a pele, já que a doença não controlada pode provocar mais ressecamento ou até feridas. O ar mais frio do inverno associado aos banhos quentes tende a deixar a pele ainda mais sensível e ressecada, com toque áspero. Por isso, investir em dermocosméticos é uma boa opção, já que eles possuem uma combinação de ativos especialmente indicados para pessoas que tratam doenças na pele, possuem dificuldade de regeneração ou apenas um ressecamento excessivo.

Veja também

Dermatologista explica sobre surgimento da doença e os tratamentos existentes, …

Tratado como membro da família, Bentinho passou a preencher a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI