GPS Brasília comscore

Pesquisa: 31% das mulheres acima de 18 anos não têm conhecimento sobre câncer de mama

Desconhecimento varia conforme escolaridade, renda, raça e sistema de saúde, indica levantamento do Instituto Natura

Um estudo inédito revela que 31% das mulheres brasileiras com mais de 18 anos possuem baixa conscientização sobre o câncer de mama.

A pesquisa, chamada de Índice de Conscientização do Câncer de Mama, foi encomendada pelo Instituto Natura, que incorporou o Instituto Avon em julho deste ano, e realizada pela empresa de pesquisa Somatório Inteligência.

O levantamento inclui entrevistas com mulheres entre 18 e 70 anos, abordando níveis de conhecimento sobre a saúde mamária e os direitos associados ao tema.

De acordo com o estudo, o nível de conhecimento está diretamente relacionado ao perfil socioeconômico das brasileiras.

“As desigualdades resultam na carência de informações essenciais sobre a saúde mamária e nos mostram um quadro crítico no qual o cuidado com as mamas não é um direito compreendido e acessado para todas as brasileiras”, afirmou Daniela Grelin, diretora executiva de Direitos e Saúde das Mulheres e Comunicação Institucional do Instituto Natura.

Ela ressalta a necessidade de campanhas e políticas públicas com foco em equidade para reduzir as disparidades.

O levantamento indica que 49% das mulheres com ensino fundamental incompleto ou que nunca frequentaram a escola não possuem informações adequadas sobre a saúde mamária. Entre as que têm ensino superior completo, esse índice é de apenas 15%.

A mesma tendência é observada conforme a renda familiar, com apenas 15% das mulheres de baixa renda apresentando informações adequadas, enquanto entre as classes mais altas o índice chega a 34%.

Raça e sistema de saúde também influenciam no conhecimento sobre o câncer de mama. Mulheres que se declaram pretas ou pardas registram nível de conscientização de 24%, enquanto entre mulheres brancas esse índice é de 33%. No sistema de saúde, 38% das usuárias da rede privada possuem nível adequado de informação, em comparação a 25% das usuárias do SUS.

Outro dado aponta que o câncer de mama é amplamente presente na vida das mulheres brasileiras, com 70% das entrevistadas relatando conhecer alguém próximo com diagnóstico da doença.

Dentre as que convivem com a doença na família ou entre amigos, 32% possuem alto nível de conhecimento sobre o tema, índice que chega a 64% entre as mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama.

Em relação à realização de exames preventivos, dados do Panorama do Câncer de Mama, uma iniciativa do Instituto Natura com o Observatório de Oncologia, mostram que a realização de mamografias em 2023 apresentou aumento de 5,7% em comparação a 2019, recuperando níveis de exames anteriores à pandemia.

Apesar do avanço, a taxa de cobertura de mamografias no Brasil ainda está em 23,4%, bem abaixo da meta de 70% recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para Daniela Grelin, o estímulo à mamografia é crucial para o diagnóstico precoce, além de combater a desinformação sobre o autoexame.

“Apesar de estarmos observando indícios de avanços no cenário brasileiro, ainda é preciso estimular a realização da mamografia, que é o meio eficaz e confiável para o diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou Daniela.

Ela alerta que o autoexame, embora importante, não substitui exames clínicos.

Outro ponto destacado pelo índice é a falta de conhecimento sobre a idade correta para iniciar a mamografia, com 24% das mulheres desconhecendo a idade mínima recomendada para o exame, geralmente acima dos 40 anos.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

Uso excessivo de eletrônicos, falta de acompanhamento médico e luz …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.