No finzinho da folia oficial, o Carnaval foi marcado por alegria e muita animação para os foliões brasilienses, mas também situações indesejadas, como a perda de documentos e objetos pessoais.
Para quem passou por esse problema, há caminhos práticos para minimizar transtornos e evitar possíveis fraudes.
A recomendação inicial para quem perdeu documentos ou foi vítima de furto é registrar um Boletim de Ocorrência (BO). O procedimento pode ser realizado presencialmente em uma delegacia ou por meio do portal online da Polícia Civil.
O registro, que também pode ser feito nas delegacias, de forma presencial, oficializa a perda, auxiliando na proteção contra fraudes e no pedido de segunda via dos documentos extraviados.
Segunda via de documentos
Após registrar o BO, o próximo passo é solicitar a reemissão dos documentos. O processo varia conforme a instituição responsável:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH): a solicitação deve ser feita junto ao Departamento de Trânsito (Detran-DF);
- Carteira de Identidade: pode ser requisitada pelo site da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF);
- Título de Eleitor: deve ser solicitado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O diretor do Instituto de Identificação da PCDF, Ruben Sérgio Veloso, explica a importância do registro detalhado: “Quem achar um documento também pode entregá-lo numa delegacia móvel que está na Cidade Policial, na Torre de TV. Com a identificação em mão, os policiais conseguem contatar o dono e devolver.”
A segurança pública no Carnaval deste ano foi reforçada, com mais de 5,7 mil profissionais atuando nas ruas. Como reflexo desse esforço, houve uma redução de 51% nos registros policiais em comparação ao ano passado, segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).
Para aqueles que perderam objetos em transporte público, o Metrô-DF disponibiliza um serviço de Achados e Perdidos. A consulta pode ser feita pelo aplicativo oficial, onde o usuário descreve o item perdido, a data aproximada e a estação onde acredita ter ocorrido a perda.
Se o objeto for localizado, ele poderá ser retirado no Posto de Achados e Perdidos mediante apresentação de documento de identificação com foto.
“Nossa orientação é acessar o aplicativo Metrô-DF e já informar a perda. Por lá, o usuário descreve o que foi perdido, as equipes do Metrô-DF buscam pelo objeto no sistema e o status da busca será atualizado no app, onde a pessoa recebe a notificação”, explica o superintendente de Operação do Metrô-DF, Renato Avelar.
Atendimento 24 horas
Durante o Carnaval, todas as 31 delegacias do DF operaram em regime de plantão, assim como as unidades especializadas, incluindo a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Para casos de flagrante, as Centrais de Flagrante também estiveram à disposição.
Com Agência Brasília