Seiscentos e vinte e quatro aposentados e pensionistas nascidos em janeiro do Governo do Distrito Federal (GDF) estão com pendências na previdência e correm o risco de ter seus benefícios suspensos no próximo mês. O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) estendeu o prazo de comprovação anual até esta sexta-feira (9) para esse grupo específico.
A prova de vida anual deve ser realizada no mês de aniversário do servidor aposentado ou do pensionista, de acordo com a Portaria nº 01, de 6 de janeiro de 2020. Aqueles que não cumprirem o prazo são notificados por correspondência e têm 30 dias para realizar a comprovação, sob o risco de suspensão do pagamento do benefício.
Dos 28.060 aposentados e pensionistas que fazem aniversário entre janeiro e maio, um total de 7.288 ainda precisam regularizar sua situação, segundo levantamento do Iprev-DF realizado em 1º de junho. Além disso, os nascidos em junho também devem realizar a comprovação, que pode ser feita presencialmente em qualquer agência do BRB ou por meio do aplicativo Prova de Vida GDF.
O aplicativo, lançado em 2022 pelo BRB e Iprev-DF, permite aos aposentados e pensionistas do DF realizarem a prova de vida sem a necessidade de comparecer a uma agência do BRB no mês de seu aniversário, oferecendo agilidade e comodidade.
Para os aposentados e pensionistas residentes em território nacional, mas fora do DF, é necessário enviar ao Iprev-DF a Declaração de Prova de Vida no mês correspondente, não sendo aceita uma declaração com reconhecimento de firma por semelhança.
A visita domiciliar pode ser solicitada por beneficiários maiores de 90 anos e por aposentados e pensionistas residentes no DF impossibilitados de locomoção devido a doença grave ou incapacitante comprovada por laudo médico. Já os residentes no exterior têm a opção de utilizar o aplicativo Prova de Vida GDF ou enviar correspondência, dependendo da presença ou não de consulado ou representação diplomática na localidade.
Outras situações especiais, como internação em unidade hospitalar e cumprimento de sentença de reclusão, também possuem procedimentos específicos para a prova de vida. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail atendimento@iprev.df.gov.br ou pelo telefone (61) 3105-3446, conforme orientações do Iprev-DF.