GPS Brasília comscore

Pela segunda vez, Milei recua e assina declaração do G20 no Rio de Janeiro

Presidente argentino chancela documento após negociações, incluindo adesão à Aliança Global Contra a Fome

Publicado: Atualizado:

A Argentina assinou a Declaração de Líderes do Rio de Janeiro durante a cúpula do G20, após um dia de intensas negociações. O documento reúne pontos de consenso entre os países participantes e foi ratificado pelo presidente argentino, Javier Milei, que inicialmente havia manifestado oposição à assinatura.

A decisão de Milei gerou expectativa, uma vez que o líder havia anunciado que não apoiaria o documento e também se recusaria a aderir à Aliança Global Contra a Fome. No entanto, Milei acabou concordando com a proposta, marcando um recuo em sua postura inicial.

Um dos principais pontos de divergência de Milei em relação à declaração final do G20 foi a Agenda 2030, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O presidente argentino também expressou resistência quanto à tributação de grandes fortunas e ao papel do Estado no enfrentamento da fome.

Antes mesmo da chegada de Milei ao Rio de Janeiro, a participação argentina no evento foi vista como um possível fator de tensão. O temor de que o texto final da declaração fosse comprometido se justificava pela posição crítica do presidente argentino em relação a diversos tópicos do consenso entre as nações.

Ao desembarcar, a interação entre Milei e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi marcada pela frieza. O discurso do líder argentino durante o evento também chamou atenção ao fazer menções ao ex-presidente norte-americano Donald Trump, recebendo reações discretas dos presentes.

Entre os pontos destacados na declaração dos líderes do G20, com 24 páginas e 85 temas abordados, estão um pedido por cessar-fogo na Faixa de Gaza e a busca pela paz na Ucrânia. O texto final apresenta três grandes prioridades: inclusão social e combate à fome e pobreza; desenvolvimento sustentável, transições energéticas e ação climática; e a reforma da governança global.

Além disso, a declaração aborda questões relacionadas à inteligência artificial (IA), com um compromisso dos países em promover uma governança pró-inovação, que limite os riscos sem abrir mão dos benefícios que a IA pode oferecer. “Nós procuraremos promover uma abordagem de governança/regulatória pró-inovação para a IA, que limite os riscos e, ao mesmo tempo, nos permita nos beneficiar do que ela tem a oferecer”, diz o documento.

 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.