O vereador de Belo Horizonte (MG) Pedro Rousseff (PT) confirmou nesta sexta-feira (11) que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. O parlamentar integra os nomes cotados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para a renovação de seus quadros e para ampliar sua presença no Congresso Nacional e nas redes sociais.
A decisão foi tomada após uma reunião com a ex-presidente Dilma Rousseff, tia-avó de Pedro e atualmente preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição financeira ligada ao bloco Brics. O encontro ocorreu no apartamento da ex-presidente, no Rio de Janeiro.
Segundo o vereador, Dilma manifestou apoio à sua candidatura e à atuação no cenário político nacional. O vereador afirmou que pretende participar ativamente da próxima campanha presidencial e colaborar com a governabilidade, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja reeleito.
“Já bati o martelo. Minha ideia é ser um soldado de guerra, na linha de frente, para ajudar Lula a governar pelo próximo mandato. A gente vê a dificuldade que o presidente tem hoje, com bons projetos, mas sem base no Congresso para aprová-los”, declarou.
A pré-candidatura deve ser oficializada ainda este ano. Rousseff também anunciou que irá a Brasília na próxima semana, onde deve se reunir com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, para discutir a estratégia da legenda nas próximas eleições.
Cristiano Silveira, presidente estadual do PT em Minas Gerais, afirmou que o nome de Pedro Rousseff tem sido considerado importante dentro das discussões partidárias.
“Temos falado da importância da candidatura de Pedro Rousseff, quem tem se destacado na Câmara Municipal e feito um bom embate com a extrema-direita”, disse. “Por também ser jovem e de boa amplitude nas redes, poderá contribuir muito com o partido tanto nesta questão de construirmos novos quadros como para ajudar no enfrentamento”, acrescentou.
Na eleição municipal de 2020, Pedro Rousseff foi o candidato mais votado do PT em Belo Horizonte e o sexto mais votado entre todos os eleitos, com 17.595 votos, o equivalente a 1,46% dos votos válidos.