Com o uso de bonecos e máscaras feitas pelo artista visual Dante, Azul é uma peça que aborda o Transtorno do Espectro Autista. Com criação da premiada Artesanal Cia. de Teatro e direção de Henrique Gonçalves e Gustavo Bicalho, que assina também o texto e dramaturgia ao lado de Andrea Batitucci, o espetáculo é uma história de amor entre irmãos, unidos pela diferença.
A narrativa acontece por meio dos olhos de Violeta, uma menina de quatro anos, que está ansiosa pela chegada de seu irmãozinho, Azul. Entre os ciúmes e a aceitação de um irmão tão diferente, ela descobre que é preciso aprender a lidar com o que a vida propõe para a solução natural dos conflitos.
Apesar de não lidar diretamente com a questão do TEA (Transtorno do Espectro Autista), a produção aborda o tema com as percepções de Violeta, que tenta não só compreender o universo do irmão, como busca maneiras de interagir com ele.
Para construir o personagem, a Artesanal Cia. de Teatro contou com a consultoria para Acessibilidade e Inclusão de Cris Muñoz, atriz, também autista, que tem doutorado e desenvolve uma pesquisa em arte e inclusão. Ela também é mãe de uma menina autista. Os atores também têm experiência em aulas para crianças dentro do espectro autista e todo o processo do ensaio trouxe um momento de conversas e troca de experiência.
Serviço
Espetáculo Azul
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Temporada: até o. dia 8 de outubro
Dias e horários: Sextas às 19h, sábados e domingos às 11h e 16h
Classificação indicativa: Livre (recomendado a partir dos 5 anos)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (a meia-entrada para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência (e acompanhante, quando indispensável para locomoção), adultos maiores de 60 anos e clientes BB), à venda no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília