GPS Brasília comscore

PEC de redução da jornada enfrenta resistência no setor de alimentação fora do lar

Abrasel aponta riscos de impacto econômico e aumento de custos para consumidores e empresas com nova proposta.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe a alteração da jornada de trabalho para um regime de 36 horas semanais com descanso de três dias tem gerado preocupações no setor de alimentação fora do lar.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) argumenta que a medida pode trazer consequências negativas para consumidores, sociedade e empreendedores.

Presidente da Abrasel, Paulo Solmucci (foto em destaque) destacou que a proposta, em sua visão, é desnecessária e poderia gerar efeitos prejudiciais para os negócios.

É uma proposta estapafúrdia e que não reflete a realidade. As regulamentações estabelecidas pela Constituição e expressas na CLT são modernas e já trazem as ferramentas para garantir condições de trabalho dignas e justas aos colaboradores. A legislação atual permite que os trabalhadores escolham regimes de jornada adequados ao seu perfil, sem a necessidade de uma alteração constitucional que impacte a operação dos estabelecimentos em todo o Brasil, além de prejudicar os consumidores”, afirmou.

O setor destaca que há uma demanda da sociedade para que bares e restaurantes estejam abertos todos os dias da semana. Segundo a Abrasel, uma mudança na escala de trabalho poderia impactar essa oferta, uma vez que aproximadamente 95% das empresas do setor são microempresas que enfrentariam dificuldades para manter horários de funcionamento com a folha de pagamento elevada.

Solmucci alertou ainda para a possibilidade de aumento nos custos operacionais, o que resultaria em elevação dos preços para os consumidores.

“A redução drástica na jornada de trabalho pode resultar em aumento dos custos operacionais, o que, por sua vez, elevaria os preços finais para o cliente, afetando a experiência do consumidor e a competitividade do setor”, explicou.

De acordo com uma pesquisa da Abrasel, cerca de 20% dos estabelecimentos do segmento já operam com prejuízo, e a expectativa é que a mudança proposta na PEC poderia levar a um aumento de até 15% nos preços dos cardápios.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.