O Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal, Marcelo Vaz, afirmou que o Plano Diretor de OrdenamentoTerritorial (PDOT) será votado até novembro, e que Brasília terá superado seu grande desafio para a próxima década, em entrevista condedida à CBN.
O PDOT é vigente é de 2009 e, por lei, deve ser revisado a cada 10 anos. Tornou-se o mais importante instrumento de planejamento territorial para o uso e ocupação do solo, voltadio ao desenvolvimento urbano e rural e cumpre o deafio coletivo de equalizar a regularização fundiária, a segurança ambiental e a distribuição de atividades econômicas e sociais mais adequadas para a vocação de cada região. Vaz afirmou os benefícios evidentes já começam a se alinhar.
“Segurança jurídica e ambiental, e acesso de todas as regiões a serviços públicos irão alavancar investimentos no desenvolvimento econômico do DF.
O chamamento tem acontecido há seis anos e praticamente todos os setores da sociedade já se manifestaram quanto a questões ambientais e econômicas.
“Diversas demandas relevantes da sociedade civil organizada já foram acolhidas estamos dobrando os esforços para equalizá-las. Brasília dará um salto em qualidade de vida após a votação
A revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do Distrito Federal começou em 2019, mas foi suspensa devido à pandemia da COVID-19. Os trabalhos foram retomados posteriormente, com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), do Governo do Distrito Federal (GDF) e da sociedade civil.