PCDF terá nova rodada de negociação com governo Lula nesta sexta (5)

Categoria defende a paridade salarial com a Polícia Federal; última proposta do governo federal foi rejeitada

Sindicatos que representam a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) terão nova reunião nesta sexta-feira (5) com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, para debater uma proposta revisada de reajuste salarial da categoria. No encontro anterior, realizado em 22 de agosto, o governo federal apresentou uma oferta considerada insuficiente pelos servidores.

Ao longo da manhã, está prevista uma concentração de policiais civis em frente ao Bloco C. Após a reunião no MGI, a diretoria do sindicato apresentará a proposta revisada à assembleia para discussão e deliberação da categoria. A informação foi confirmada ao GPS|Brasília pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

A nova oportunidade de negociação surge um dia após a categoria ter rejeitado, em assembleia geral extraordinária, o reajuste de 18% oferecido pelo Executivo federal. Na ocasião, os mais de 1,3 mil servidores presentes aprovaram a reabertura da mesa de negociação para revisão da proposta. A categoria defende a paridade salarial com a Polícia Federal. 

No mesmo dia, o Sinpol-DF enviou uma carta aberta ao governador Ibaneis Rocha (MDB) pedindo apoio do chefe do Executivo na articulação pela isonomia entre as forças de segurança. No documento, a entidade manifesta a “profunda apreensão dos servidores da Polícia Civil” e solicita o empenho e a força política do titular do Palácio do Buriti para a concretização do “compromisso com a isonomia salarial com as polícias de investigação da União, como a Polícia Federal e os policiais civis dos ex-territórios”.

A carta  lembra que, em fevereiro de 2025, a categoria recebeu com esperança o encaminhamento, pelo próprio Governo do DF, da mensagem que propunha o reajuste salarial e o restabelecimento da paridade, gesto que foi entendido, conforme a entidade, como reconhecimento da eficiência da PCDF. No entanto, o governo federal apresentou uma contraproposta de apenas 18% — percentual foi considerado insuficiente para recompor as perdas acumuladas ao longo dos anos.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI