GPS Brasília comscore

PCDF endurece regras e veta exposição institucional nas rede sociais: prazo para servidores já acabou

Norma em vigor proíbe uso de brasão, viaturas, uniformes e conteúdos operacionais em perfis pessoais sem autorização da entidade

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) emitiu um alerta nesta quarta-feira (9/7) para reforçar que está encerrado o prazo de adequação à nova resolução da entidade que regulamenta o uso de redes sociais por todos os servidores efetivos (leia abaixo).

A Resolução nº 04/2024, aprovada pelo Conselho Superior da PCDF, entrou em vigor em 3 de dezembro de 2024, com prazo de 60 dias para adequações, encerrado em 2 de fevereiro de 2025. Desde então, o cumprimento das regras passou a ser obrigatório.

O texto da norma estabelece restrições claras quanto ao uso de símbolos oficiais da corporação — como brasão, nome institucional, viaturas e uniformes — em perfis pessoais de redes sociais, sem autorização prévia da direção da PCDF.

Além disso, a resolução veda a divulgação de informações sobre operações policiais, investigações em curso ou pessoas sob custódia, salvo se já houver divulgação oficial pelos canais da corporação.

Outro ponto de atenção é a proibição de monetização de conteúdo ou promoção de marcas em perfis pessoais que remetam à função policial ou vinculem direta ou indiretamente a imagem da Polícia Civil.

“Servidores devem manter conduta compatível com o exercício da função pública também nas redes sociais”, destacou a nota da direção-geral da PCDF.

 

A íntegra da resolução está disponível na plataforma PCDF Legis, acessada pela Intranet. Dúvidas sobre o texto podem ser esclarecidas junto à Secretaria Executiva do Conselho Superior da PCDF, com apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da Comissão de Ética da corporação.

Leia a nota na íntegra:

ATENÇÃO, SERVIDORES DA PCDF: PRAZO PARA ADEQUAÇÃO À NOVA RESOLUÇÃO SOBRE REDES SOCIAIS ESTÁ ENCERRADO

A Resolução nº 04/2024 do Conselho Superior de Polícia Civil, que regulamenta o uso de redes sociais e mídias digitais por servidores da PCDF, entrou em vigor em 03 de dezembro de 2024, com prazo de 60 dias para adequação de perfis pessoais.

Esse prazo encerrou-se em 2 de fevereiro de 2025. A partir dessa data, a observância da norma é obrigatória.

A norma estabelece diretrizes objetivas sobre o que pode e o que não pode ser feito nas redes sociais, especialmente quando há vinculação direta ou indireta à imagem institucional da Polícia Civil do DF.

Alguns pontos de atenção:

* Proibição do uso de símbolos oficiais (nome da PCDF, brasão, viaturas, uniformes) em perfis pessoais sem autorização;

* Vedação à publicação de conteúdos sobre operações, investigações ou pessoas custodiadas, salvo após divulgação oficial;

* Proibição de monetizar ou promover marcas por meio de perfis que remetam à função policial;

* Exigência de conduta compatível com a função policial.

A íntegra da Resolução está disponível no PCDF Legis, acessível pela Intranet da PCDF.

Dúvidas sobre a norma podem ser esclarecidas pela Secretaria Executiva do Conselho Superior da PCDF, com o apoio da ASCOM e da Comissão de Ética.”

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.