A pavimentação em concreto da faixa exclusiva para ônibus na W3 Sul, em Brasília, está próxima de ser concluída. A Secretaria de Obras do Distrito Federal informou que o último trecho a receber o pavimento rígido está localizado na 502 Sul, próximo ao viaduto do Eixo Monumental. Cerca de 11 dos 12 quilômetros totais da faixa já foram concretados.
Os próximos pontos que receberão o novo pavimento são os cruzamentos próximos ao Pátio Brasil, Setor Comercial Sul, Hospital de Base e Hospital Sarah Kubitschek. O sentido sul, de seis quilômetros, já foi liberado, e restam apenas 600 metros para concluir o sentido norte. De acordo com o fiscal do contrato, Adoney de Jesus, da Secretaria de Obras, as equipes seguirão com a obra após o período de chuvas.
“Com as chuvas, o processo de compactação é prejudicado, o que atrasa o cronograma. Enquanto isso, estamos realizando pequenos reparos em calçadas e bocas de lobo”, afirmou Adoney, acrescentando que o concreto utilizado visa acelerar a liberação dos trechos para minimizar impactos no trânsito e no comércio.
Vantagens do pavimento rígido
Segundo Adoney, o pavimento de concreto exige menos manutenção do que o asfalto, que tende a se deformar com o calor e as chuvas. O novo piso também aumenta a segurança, reduzindo a distância de frenagem dos veículos e diminuindo os riscos de derrapagem, especialmente para ônibus, que circulam com maior frequência na via.
“O concreto proporciona mais segurança aos motoristas, além de trazer economia na manutenção a longo prazo”, explicou o fiscal.