A PaulOOctavio lançou, neste sábado (9), seu mais novo empreendimento em Águas Claras. O Residencial Tomie Ohtake homenageia a consagrada artista japonesa que chegou ao País em 1936, para uma viagem de férias na companhia do irmão, e adotou o Brasil como nova pátria. Ao longo de seis décadas, ela produziu telas, esculturas e gravuras que hoje pertencem aos mais renomados acervos internacionais. Este é o quinto lançamento da PaulOoctavio neste ano.
A gente está fazendo uma homenagem à Tomie Ohtake, uma artista incrível, cujos quadros estão nos museus mais importantes do mundo. Aqui em Brasília temos alguns deles, no Itamaraty, no hall do Kubitschek Plaza e em vários locais. O talento da família Ohtake todo mundo conhece”, afirmou o empresário Paulo Octávio, lembrando também Ruy Ohtake, filho de Tomie, arquiteto que projetou prédios icônicos da cidade, como o Brasília Shopping e o Brasília Alvorada, hotel que hoje ostenta as bandeiras Golden e Royal Tulip.
Segundo ele, familiares da artista estarão na inauguração – a previsão é que o prédio seja entregue em julho de 2027. “Virão o Ricardo (diretor do Instituto Tomie Ohtake) e o filho do Ruy (Ohtake, filho de Tomie), que está fazendo um projeto para a gente. Estamos ampliando nossos laços com esta família maravilhosa”, acrescentou.
Estou muito orgulhoso do empreendimento. Vai ficar maravilhoso. Nosso compromisso é fazer uma obra de arte, um prédio que dê alegria às pessoas que aqui vão viver. Então, que Deus nos acompanhe nessa empreitada. Hoje é um passo inicial numa jornada longa. São muitos trabalhos árduos, mas a gente vai chegar lá com a colaboração de todos”, afirmou.
Paulo Octávio também agradeceu a presença de autoridades e integrantes do setor produtivo da capital, como o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Ávila, que também é empresários da construção civil no DF. “Ele é nosso concorrente, mas harmonioso. Nesse mercado, temos muitos amigos. E em breve faremos uma parceria, sem dúvida”, completou.
Coquetel com sabor imperial
Outra atração do lançamento do Residencial Tomie Ohtake estava no cardápio servido aos presentes. No serviço estava o chef Cristiano Arantes Komiya, que está à frente do New Koto, o mais premiado restaurante japonês da cidade, e do Izakaya Sakeyo. No cardápio, sunomono, guioza, harumaki (rolinho primavera), yakisoba, tempura de camarão e combinados de sushi feitos na hora para os clientes. Para acompanhar, bebidas não-alcoólicas, cerveja, espumante e sakê
Cristiano é filho do lendário chef Ryozo Komiya, que responsável pelos pratos servidos na Embaixada do Japão que encantaram o imperador Akihito, a imperatriz Michiko e o príncipe Naruhito, hoje à frente da dinastia imperial do Japão. E foi com Ryozo que Cristiano aprendeu a arte da boa culinária oriental, pois começou a trabalhar ao lado dele aos 13 anos, ajudando na cozinha e nas compras. O pai faleceu em 2014, deixando um legado. “Não tenho as mesmas habilidades de meu pai, mas me esforço para tentar não decepcionar seus ensinamentos”, afirma, com modéstia.
O empreendimento
O Residencial Tomie Ohtake fica em posição estratégica na cidade, na Avenida Flamboyant, entre o Parque Ecológico Águas Claras e a Estação de Metrô Águas Claras. Serão duas torres de apartamentos, interligadas por um pavimento com 1.820 m² de lazer coletivo com uma praça arborizada que integra a convivência.
Estão à disposição dos investidores e compradores imóveis de 3 e 4 quartos, com metragens que variam de 89m² a 408m² e até três vagas de garagem, com opções de apartamentos tipo, garden e coberturas duplex, além de cinco lojas com metragens de 67m² a 162m². As áreas comuns incluem piscina, academia, espaço gourmet, salão de festas, quadra poliesportiva, brinquedoteca, playground e bicicletários.
O projeto é da Estrela Arquitetura e conta com um jogo volumétrico da fachada que confere personalidade ao edifício, consolidando-o como um marco do design contemporâneo no bairro. Para o arquiteto Eduardo Estrela, o terreno ajudou nesta inspiração. “A gente queria um residencial que fomentasse o espaço urbano. Era, realmente, um terreno único, em uma cidade com poucos terrenos dessa dimensão. A intenção foi ter um empreendimento residencial que conversasse com a cidade, com o entorno”, contou.
“O empreendimento se abre para a rua, tem grandes jardins, é convidativo não só para quem mora, mas também para quem vive no bairro. Então, quando você transita pela calçada, ele tem uma fachada ativa e lojas que criam áreas de convivência para você encontrar seu vizinho, passear com o cachorro e é isso que fomenta a vida urbana”, definiu, lembrando que os acabamentos da fachada são mais quentes, para trazer a ideia de aconchego de casa, com o uso de tijolinhos. “É um projeto que respeita a cidade e que fomenta o espaço urbano de Águas Claras”, concluiu.