GPS Brasília comscore

Paulo Octávio defende Fundo Constitucional em debate no Correio

O empresário e ex-senador Paulo Octávio fez uma **forte defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF)** nesta segunda-feira (30), durante o _**Entre os Eixos do DF**_, debate promovido pelo _Correio Braziliense._

Em sua fala, PO classificou o FCDF como “_fundamental_” para o desenvolvimento de Brasília e condenou as iniciativas de se discutir o fim do repasse da União para o DF por conta dos atos de extremistas do último dia 8 de janeiro.

“_Essa cidade não pode simplesmente ser responsabilizada por atos que foram trazidos de outros Estados e vieram culminar aqui_”, afirmou o empresário. “_Temos que ficar firmes, respeitar as leis e respeitar a Constituição brasileira. Temos que preservar o nosso Fundo Constitucional, que hoje é fundamental para uma cidade em desenvolvimento, que é a cidade que abriga a gente em todo o Brasil_”, destacou.

Além de Paulo Octávio, participaram dos painéis a governadora em exercício, Celina Leão (PP), o novo secretário de Segurança, Sandro Avelar, e o deputado Chico Vigilante (PT), líder da oposição na Câmara Legislativa.

Os recursos do FCDF são utilizados para o custeio e a manutenção das polícias Civil, Penal e Militar, além do Corpo de Bombeiros. Além disso, entram no bolo repassado pela União recursos para saúde e educação.

Previsto na Constituição de 1988, o FCDF só foi regulamentado em 2002, após uma _longa luta de parlamentares da capital_. No painel desta segunda-feira, Paulo Octávio, deputado federal à época, lembrou dos debates a respeito da garantia do fundo.

“_Durante o governo Collor, com a conquista da autonomia política do Distrito Federal, a ideia era de que o fundo diminuísse 10% ao ano. Então, foi germinada a ideia de buscar a criação deste fundo_”, afirmou PO. O projeto foi apresentado em 1999 e, entre idas e vindas no Congresso, foi aprovado em 2002. “_O último ato de Fernando Henrique na presidência foi sancionar o nosso Fundo Constitucional do DF_”, lembrou.

Com a intervenção federal na Segurança Pública da capital e o afastamento do governador Ibaneis Rocha após a invasão aos prédios dos Três Poderes, **o Fundo Constitucional passou a ser questionado**, muito por conta da atuação das polícias no episódio.

Paulo Octávio lamentou o ocorrido e afirmou que episódios assim não podem mais acontecer. “_Nem o país mais militarizado e policiado do mundo conseguiu evitar uma manifestação, como foi feita nos Estados Unidos_”, apontou, lembrando a invasão do Capitólio, em Washington, em 2020. “_Nós não podemos, de uma forma abrupta, condenar toda a Polícia Militar pelos erros que foram cometidos dia 8 de janeiro. Tudo será apurado, existem os culpados. Erros como esse não podem mais ser admitidos, mas o governo não é só isso. Temos um governo eleito_”, disse o empresário.

Veja também

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

A diversidade do Brasil impulsiona o turismo de luxo, com …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.