O empresário e ex-vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, participou de uma palestra no campus Asa Norte do UniCEUB, nesta terça-feira (6), dentro da programação do Conecta CEUB.
Com o tema Empreendedorismo e Brasília, o encontro reuniu estudantes de diversos cursos para ouvir a trajetória de um dos nomes mais marcantes da história empresarial da capital federal.
Durante sua fala, Paulo Octávio destacou a importância da educação formal, da organização e da inteligência emocional para quem deseja empreender. “Ter um curso superior é fundamental para qualquer pessoa que queira ser empreendedor. E muito importante também é o relacionamento que vocês fazem aqui no dia a dia. Eu até hoje tenho amigos que estudaram comigo”, afirmou.
O empresário, que comanda um conglomerado com atuação em mais de 20 frentes, de rádios a concessionárias de veículos, também reforçou a importância de saber liderar e vender. “Tem que vender. Vender o seu grupo. Todo mundo tem que saber vender. Para ter sucesso empresarial, você tem que saber vender”, disse, ao relembrar de forma bem-humorada como foi convencido por um aluno a participar da palestra. “Ele me encontrou na rua, insistiu tanto que me vendeu essa palestra. Não estou ganhando nada, mas vim aqui porque ele me conquistou.”
Paulo Octávio também fez uma defesa enfática da reputação e do marketing pessoal. “Reputação é o que as pessoas falam quando você sai da sala. E reputação é marketing. Quando você tem uma boa reputação, o seu marketing já melhora bastante.”
O estudante de Administração, Alex Augusto Pereira de Castro, avaliou positivamente a experiência. “Achei excelente, muito pontual. Cada fala foi muito pertinente e deu para a gente, que é do campo acadêmico, um fundamento muito grande de toda a experiência que ele já teve no mercado de trabalho.”
Ao final, Paulo Octávio reforçou que a construção de Brasília é um símbolo do empreendedorismo no país. “A maior epopeia do século passado foi a construção de Brasília. Essa cidade nasceu com o dinamismo do empreendedorismo. JK foi o maior empreendedor dos últimos tempos.”
A palestra teve espaço para perguntas e respostas e proporcionou um momento de troca entre diferentes gerações, unidas pela vontade de transformar ideias em realizações concretas.