GPS Brasília comscore

Paulo Octávio anuncia a construção de shopping center em Planaltina

Empresário confirma ainda que, em novembro deste ano, será inaugurado o Manhattan Shopping, em Águas Claras

O empresário e presidente do Lide Brasília, Paulo Octávio, anunciou a construção de um shopping center em Planaltina, durante a edição do programa CB.Poder, realização conjunta do jornal Correio Braziliense e da TV Brasília. O programa foi  veiculado nesta sexta-feira (18). “Na quarta-feira (16), conseguimos finalmente aprovar o shopping e o alvará para construí-lo. Eu queria fazer isso há muito tempo, só que os projetos muitas vezes demoram bastante. Esse levou quase dez anos”, revelou às apresentadoras Ana Maria Campos e Sibele Negromonte.

A gente, agora em julho, começa as obras. Será um presente para Planaltina, que, hoje (Sexta-feira da Paixão) organiza a Via Sacra, que é histórica e tradicional. E eu gosto muito da cidade, portanto, espero que essa boa notícia que seja uma inspiração para a sociedade de lá”, afirmou.

O empresário confirmou ainda que, em novembro deste ano, será inaugurado o Manhattan Shopping, em Águas Claras. A data tem como objetivo permitir aos lojistas inaugurar suas lojas até o Natal. “O empreendimento está lindíssimo e vai ficar espetacular. Acho que vai agregar muito à comunidade de Águas Claras, com novos restaurantes, um mix muito bacana e tem torres comercial e residencial, além de um hotel, então vai ser marcante. E eu já quero convidar todos inaugurarmos o shopping”, completou. 

Paulo Octávio disse também, na entrevista, que já tem traçados os projetos da sua empresa, que completa 50 anos em 2025. “Sem projetos de futuro, uma empresa não avança. E no setor de construção, muitas vezes você compra um terreno, planeja, projeta, aprova no governo, e isso demora anos. Então, há empreendimentos que estão sendo desenvolvidos há cinco anos e que agora nós vamos lançar”, contou.

Além dsese shopping de Planaltina, temos um prédio no Setor de Rádio e TV Norte, um empreendimento residencial na Asa Norte e vamos inaugurar mais uma torre do Península. Todos anos, no 21 de abril, a PaulOOctavio comemora a data fazendo alguma atividade, como lançar ou inaugurar um empreendimento. Desta vez, são quatro”, disse.

Balanço dos 50 anos
Após traçar sua trajetória profissional, começada aos 14 anos, Paulo Octávio destacou o trabalho para que seu grupo empresarial comemore 50 anos. “Fizemos tudo com muito orgulho, porque foi duro chegar aos 50 anos. A empresa não sou eu, sou apenas um membro dela, mas sim milhares de colaboradores, de todos os tipos de atividades, que a gente tenta incentivar, tenta agregar e principalmente implantar a nossa filosofia de respeito ao cliente, de amor à Brasília”, disse. Ele também destacou o programa de trainees da empresa, que Felipe Octávio, seu filho, tem incentivado bastante. “E a gente tem recrutado cada vez mais talentos”, acrescentou.

Temos buscado um pioneirismo e a sustentabilidade na nossa empresa é total. Nós somos a primeira empresa a alfabetizar todos os trabalhadores, temos programas sociais enormes, damos kits escolares para todos os filhos e netos de trabalhadores, todos os anos quando começa o período escolar. Então, com isso, tenho trabalhadores que estão conosco há 35 anos, uma turma que acompanha a empresa há muito tempo, e isso é a força. A força de uma empresa é a força de qualificação e de paixão dos seus funcionários. E por isso nós temos um lema: só investimos em Brasília”, contou.

Bem-humorado, Paulo Octávio descatou uma aposentadoria, por estar com 75 anos. Com mais de 800 empreendimentoe realizados na cidade, ele faz uma comparação. “Quando chegar a mil, eu prometo que eu aposento. Pelé fez mil gols, o Romário fez mil gols. Quando eu fizer mil empreendimentos em Brasília, prometo que eu aposento. Espero que a gente consiga fazer isso até 2032, mas estou muito feliz, porque eu tenho quatro filhos, e três deles já estão trabalhando comigo e tenho o acompanhamento da Ana Christina Kubitschek, o tempo todo, em todos os empreendimentos. E vamos inaugurar, em maio, um empreendimento chamado Márcia Kubitschek, no Noroeste, em homenagem à mãe dela”, pontificou.

Nós temos um compromisso. A família tem um compromisso enorme nesse aniversário de Brasília, sempre no aniversário de Brasília eu faço questão de estar em Brasília, participo de todos os eventos. Acabei de passar pela Esplanada, equipada para agregar a população na comemoração do 21 de Abril. Acho isso muito importante. A gente tem que comemorar o aniversário de Brasília como se fosse o nosso aniversário. É uma cidade inspiradora e maravilhosa, a melhor cidade do mundo para se viver, e a gente tem que valorizar isso. Comemorando o aniversário de Brasília, a gente homenageia uma cidade extraordinária”, contou.

gpsbrasilia-economia-paulo-octavio-18042025

Paulo Octávio, Ana Maria Campos e Sibele Negromonte, durante a entrevista. Foto: Reprodução/TV Brasília

 

O futuro da capital
Para o empresário, a cidade superou o sonho de Juscelino Kubitschek, de fazer uma capital administrativa, de 500 mil habitantes e que organizaria uma área esquecida do Brasil.
E, hoje, cresceu para mais de 30 cidades. “A capital atrai e recebe bem as pessoas. Ela não tem fronteiras e brasileiros de todos os estados vivem aqui. Por isso, Brasília cresce desta forma”, lembrando ainda o trabalho de Anna Christina Kubitschek à frente no Memorial JK e na defesa da cidade.

Paulo Octávio enxerga ainda vocações novas para o DF como um todo, partindo, principalmente, do Aeroporto JK. “A partir de Brasília é fácil distribuir produtos para o Brasil todo. Então, acredito que cada vez mais empresas de logística se interessarão por Brasília, o que vai gerar empregos. E acredito muito que temos que incentivar o turismo”, disse.

Os eventos são importantíssimos, tanto no fim do ano, como o que aconteceu o Natal, como agora, no aniversário da cidade. O Brasil ainda não conhece Brasília, pois 90% da população brasileira nunca veio aqui. E nós temos que fazer com que os brasileiros conheçam a capital, que é um símbolo de um país. E é uma cidade tão linda. Temos que atrair mais gente para Brasília, temos que fazer mais eventos esportivos. Por isso que, lá atrás, fui autor do projeto Brasília Olímpica, e muitos me acharam louco, mas Brasília é uma cidade para esportes, pelo clima, pelas condições, pela segurança. Então, entendo que a cidade tem tudo para crescer”, destacou.

Mas ele advertiu que é preciso incentivar mais o setor produtivo. “Por sinal, o governador Ibaneis Rocha tem apostado bastante. Ele diminuiu a alíquota de impostos, como o ISS da hotelaria, o ITBI da venda de imóveis e o ICMS para algumas atividades. O governo tem projetos de incentivo a novos empreendedores na cidade. Então o governo está indo no caminho certo”, avaliou Paulo Octávio.

A necessidade de valorizar as empresas é fundamental, porque o governo chegou ao momento de exaustão de contratação. Já não tem capacidade de absorver mais mão de obra. Então, isso vai caber às empresas, por isso que temos que vocacionar Brasília para também ser uma cidade empresarial e mostrar aos empresários do Brasil que não é tão difícil implantar o seu negócio aqui”, acrescentou.

Confira a entrevista de Paulo Octávio na íntegra, na qual ele também fala de política e outros aspectos econômicos do Brasil e de Brasília.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Confira alguns dos benefícios pouco conhecidos em relação ao uso …

O diagnóstico deve ser feito nos primeiros anos, geralmente aos …