Na noite dessa quarta-feira (20), o Banco de Brasília (BRB) promoveu um evento exclusivo em seu rooftop para homenagear o piloto Gabriel Bortoleto, patrocinado pela instituição e atual representante do Brasil na Fórmula 1. Na ocasião, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, entregou ao piloto um pedaço do asfalto do Autódromo de Brasília, atualmente em reconstrução, selado dentro de um bloco de acrílico. A reforma é vista como símbolo da retomada da Capital Federal no cenário do automobilismo.
Durante o evento, Paulo Henrique destacou a forte conexão de Brasília com o automobilismo e o papel de Bortoleto nessa nova fase.
“Brasília tem uma ligação muito forte com automobilismo. A gente está falando de uma cidade que foi inaugurada com uma corrida. A gente já teve um GP de Fórmula 1 fora do calendário, a gente tem cinco pilotos que nasceram ou passaram por Brasília. Esse link a gente está procurando devolver. O autódromo vai ter um papel importante e vamos torcer por esses pódios e esses títulos, que certamente virão”, afirmou.
Sobre a trajetória impressionante de Bortoleto, Paulo Henrique fez questão de destacar que a piloto fez os brasileiros sonhar novamente. “A gente tinha uma joia rara que precisava só de uma ou outra lapidada. Você fez a gente sonhar de novo”, disse o presidente se direcionando a estrela brasiliense.
O CEO do BRB aproveitou para também comentar sobre a recente aquisição do Banco Master. “E um momento desse, que a gente está passando por uma discussão de compra de um outro banco, que muitas vezes é tão mal compreendida, ver cada um de vocês aqui tem muito significado”, afirmou.
O evento foi marcado por homenagens e trocas de elogios entre os presentes. Gabriel Bortoleto exaltou o projeto e se mostrou bastante empolgado com o futuro circuito.
“É incrível ter mais um autódromo de qualidade no Brasil. O projeto de Brasília é impressionante, com nível europeu em asfalto, drenagem, áreas de escape e segurança. A pista é larga, rápida e oferece pontos de ultrapassagem, o que cria muita competição. Estou muito feliz em ver o resultado desse trabalho”, declarou o piloto.
A reinauguração oficial do autódromo está marcada para 30 de novembro, com uma etapa da Stock Car. O anúncio foi feito oficialmente pelo governador Ibaneis Rocha, marcando o retorno da capital federal ao circuito nacional e internacional do automobilismo. As reformas incluem melhorias no traçado, áreas de escape, arquibancadas e infraestrutura, com capacidade para receber até 100 mil pessoas por evento. O espaço vai permitir a realização de diferentes categorias de corrida, como carros, motos, arrancadas e drift.
O novo autódromo, fechado desde 2014, foi projetado com padrão internacional: 5.384 metros de extensão, 16 curvas, três retas principais e largura de pista que favorece ultrapassagens. A estrutura conta com 40 boxes, torre de controle, áreas VIPs e instalações modernas, seguindo os padrões da FIA.