A aproximação teria surgido após uma entrevista, em 2021, em que o então ministro da Economia do governo Bolsonaro dava ao influenciador de finanças com mais de 8,3 milhões de seguidores no Instagram. Mas o convite para a sociedade só surgiu mesmo dois anos depois, quando Thiago Nigro, autointitulado “Primo Rico”, soube do interesse de Paulo Guedes em “voltar a empreender” em educação. Os dois se reencontraram e nascia ali a parceria para a criação de um MBA digital.
“Encontrei um cara cheio de planos, que nem parecia ter os 73 anos que tem. Ele me disse que seu desejo era voltar a empreender na área de educação, afinal, tinha muita experiência nesse setor”, contou Nigro, noivo da influenciadora digital Maíra Cardi.
O MBA definitivo em Macroeconomia & Portfólio Management com Paulo Guedes, de 360 horas, será disponibilizado em setembro. O ex-ministro da Economia lecionará quatro aulas magnas gratuitas entre os dias 18 e 25 e ensinará aos alunos a analisar “cenários e fundamentos macroeconômicos para, a partir disso, tomar melhores decisões de investimentos”.
As quatro aulas magnas anunciadas por Nigro como gratuitas têm os temas “Ideias econômicas para o Brasil caminhar para a prosperidade”; “Arcabouço político que leva o desenvolvimento das nações”; “Como analisar fundamentos econômicos para fazer investimentos”; e “Como se tornar um especialista em economia e investimentos”.
De acordo com Paulo Guedes, a iniciativa representa uma nova fase, adaptada à era digital, de sua trajetória no mercado financeiro, no qual teve atuação destacada: o economista foi um dos fundadores do antigo Banco Pactual, atual BTG Pactual, em 1983. Já na área educacional, lançou o primeiro curso de MBA Executivo do país, nos anos 1980, quando estava à frente do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), além de ter atuado como investidor em grandes empresas do setor, como Abril Educação e Ânima, no início da década passada.