Cenários dignos de cartões-postais, montanhas cobertas por um manto verde, túneis que parecem levar a outra era e pontes que desafiam a gravidade compõem o encanto das viagens de trem, em países como Suíça, Japão e Alemanha, destinos conhecidos por seus sistemas ferroviários de excelência. Mas você sabia que o Brasil também oferece experiências ferroviárias deslumbrantes? Um exemplo é o passeio de trem Serra do Mar Paranaense, operado pela Serra Verde Express, que conquistou um lugar de destaque entre as 60 melhores viagens ferroviárias do mundo em 2025.
O reconhecimento faz parte do ranking Amazing Train Journeys (Incríveis Viagens de Trem), elaborado pela Lonely Planet, a maior editora de guias de viagem. Para definir os melhores passeios ferroviários, a publicação reuniu a opinião de cerca de 200 viajantes profissionais, que compartilharam suas experiências e trajetos favoritos ao redor do globo. Nesse criterioso levantamento, o passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense, no Brasil, destacou-se e garantiu a 14ª posição na lista.
Cortando a Mata Atlântica do Paraná, o passeio de trem pela ferrovia Curitiba-Paranaguá proporciona aos viajantes a observar paisagens deslumbrantes. O trajeto, que chega a impressionantes 952 metros de altitude, inclui 41 pontes imponentes e 13 túneis históricos, oferecendo uma experiência visual e arquitetônica única. Durante as quatro horas de viagem, guias turísticos enriquecem o percurso narrando histórias de personalidades que marcaram presença nos trilhos, como Princesa Isabel, Barão do Cerro Azul e Dom Pedro II, transportando os passageiros a uma verdadeira aula de história ao ar livre.
A experiência pode ser personalizada de acordo com o gosto e o bolso dos viajantes. O trem oferece três categorias de vagões: a opção turística, para quem busca uma experiência clássica; a boutique, que alia conforto e charme; e a litorina de luxo, voltada para aqueles que desejam uma viagem com sofisticação máxima. Os preços variam entre R$ 179 e R$ 405 por pessoa, permitindo que o passeio seja acessível a diferentes públicos.
“Temos capacidade para transportar 1.200 pessoas por trecho. Como fazemos o percurso de ida e volta, são mais de 2 mil passageiros em dias de alta demanda”, explica Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express. Segundo a empresa, eles já transportaram mais de 27 milhões de passageiros em 27 anos de operação.
O Vietnã conquistou o primeiro lugar no ranking Amazing Train Journeys com o passeio “The Reunification Express”, entre as cidades Ho Chi Minh City e Hanoi. O trajeto atravessa duas das maiores metrópoles do país e oferece vistas deslumbrantes da costa vietnamita, encantando viajantes com sua mistura de urbanidade e natureza. A Califórnia, nos Estados Unidos, garantiu a segunda posição com o “California Zephyr”, que percorre as paisagens entre Chicago e São Francisco. Já o terceiro lugar ficou com o Peru e seu luxuoso “Trem do Lago Titicaca”, que cruza altitudes impressionantes em uma das regiões mais emblemáticas da América do Sul.