Passaporte japonês é o mais forte pelo quinto ano seguido

Pelo quinto ano consecutivo, cidadãos japoneses podem visitar surpreendentes **193 destinos** de **227 países** sem necessitar de visto. Empatadas, Coreia do Sul e Singapura ficam com a segunda colocação e isenção de visto em **192 destinos**.

Os dados recentes da _International Air Transport Association_ (IATA) classificou os **199 passaportes mais fortes do mundo**, de acordo com o número de destinos que seus portadores podem **ultrapassar fronteiras sem visto prévio**.

![Passaporte Japonês/ Foto: Freepic](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Freepic_156c6f4e47.jpg)

A **Alemanha e a Espanha** estão em **terceiro lugar**, com acesso a **190 locais**. O **Reino Unido e os EUA** permanecem em **sexto e sétimo lugares**, com pontuações de **187 e 186**, respectivamente.

Em uma queda vertiginosa, parece cada vez mais **improvável que ambos**, ingleses e norte-americanos, **recuperem o primeiro lugar** que ocupavam juntos há quase uma década.

![Passaporte Alemão/ Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Cortesia_8761ffb968.webp)

**O último lugar**

O **Afeganistão permanece firmemente na lanterna** com apenas **27 acessos** sem necessidade de visto, **cerca de 12% do mundo**, representando menos de 1% da produção da econômica global.

**Christian H. Kaelin**, presidente da Henley Partners, diz que a pesquisa revela o significado do **poder do passaporte** em termos **financeiros concretos**.

>”_A pesquisa é uma ferramenta útil para os investidores e fornece uma nova visão sobre a desigualdade e disparidade de riqueza cada vez maiores que define nosso mundo_”, reforça.

**Poder econômico**

Em um nível macro, o novo estudo ainda revela que **apenas 6% dos passaportes** em todo o mundo dão aos seus portadores acesso sem visto à mais de **70% da economia global**. E apenas **17% dos países** concedem aos seus portadores passaporte aos **227 destinos internacionais**.

O **passaporte japonês**, por exemplo, oferece **acesso sem visto a 85% do mundo** e, coletivamente, esses países **representam 98% da economia global**, sendo que a contribuição do próprio Japão para o PIB é de **aproximadamente 5%**.

**A força do oriente**

Embora os países asiáticos ainda dominem o topo do índice, a **crescente força do passaporte dos estados do Golfo** foi identificada como **tendência importante** para este ano.

Os **Emirados Árabes Unidos subiram** surpreendentes **49 posições** nos últimos dez anos. Classificado em 64º lugar em 2013, agora está em **15º lugar**, com uma pontuação de 178 e **acesso a quase 70% do PIB global**.

Os analistas antecipam que o **Kuwait e o Catar** assinarão um acordo de **isenção de vistos com a UE este ano**, em uma manobra que **aumentará drasticamente** suas pontuações no Henley Passport Index. É o mundo globalizado movimentando, constantemente, suas fronteiras.

– ![Passaporte Qatar Foto: Pixabay](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Passaporte_Qatar_Foto_Pixabay_546534ccbf.jpg)

Relacionados.

Filme bíblico com Anthony Hopkins ganha trailer

Viagens internacionais impulsionam networking empresarial

Fuad Noman vira no segundo turno e é reeleito prefeito de Belo Horizonte