O Henley Passport Index 2024 divulgou hoje seu ranking anual dos passaportes mais poderosos do mundo. Neste ano, o Brasil subiu duas posições em relação a 2023, agora ocupando o 17º lugar, proporcionando acesso a 173 países sem a necessidade de visto.
Os países líderes são França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha, cujos cidadãos têm isenção de visto em 194 países. Em seguida, Finlândia, Coreia do Sul e Suécia ocupam o segundo lugar, enquanto Áustria, Dinamarca, Irlanda e Holanda ficam em terceiro. Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido estão na quarta posição.
Grécia e Malta dividem a quinta posição com a Suíça, seguidos por Austrália, República Tcheca, Nova Zelândia e Polônia. Na sétima posição estão Canadá, Hungria e Estados Unidos, enquanto Estônia e Lituânia ocupam o oitavo lugar. Letônia, Eslováquia e Eslovênia estão no nono lugar, e a Islândia completa o top 10.
Na América do Sul, Chile e Argentina estão logo acima do Brasil, ocupando o 15º e 16º lugar, respectivamente. O Afeganistão ocupa a última posição entre 104 países, com seu passaporte permitindo acesso sem visto a apenas 28 outros países.
A maior ascensão no ranking é a do passaporte dos Emirados Árabes Unidos, que subiu da 55ª posição para a 11ª em uma década, agora proporcionando acesso a 106 destinos.
O Henley Passport Index 2024 Global Ranking inclui 199 passaportes e 227 destinos, sendo baseado em dados da International Air Transport Association (IATA) ao longo de 18 anos.