Categories: Cidades

Passagens subterrâneas do Eixão têm cronograma semanal de limpeza

As 16 galerias que ligam os dois lados do Eixo Rodoviário, uma pista com grande fluxo de veículos, foram criadas para serem alternativas seguras para a travessia de pedestres. Manter essas passagens subterrâneas limpas e em boas condições de higiene é um trabalho realizado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Às segundas, quartas e sextas, passam por limpeza as galerias da Asa Sul, e às terças, quintas e sábados as passagens da Asa Norte. Já a limpeza e a lavagem das passagens subterrâneas próximas ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e ao Hospital de Base são feitas de segunda a sábado.

Segundo o chefe do Núcleo de Limpeza do Plano Piloto, Valdemir Inácio, o serviço é feito sempre à noite, entre as 19h e as 20h, por equipes compostas por três pessoas: o condutor do caminhão pipa e dois garis. “Na limpeza de cada uma das galerias do Eixão, as equipes usam detergente, desinfetante, água fria e, quando necessário, água quente”, explica o chefe do Núcleo de Limpeza do Plano Piloto, Valdemir Inácio.

A limpeza das passagens subterrâneas é feita sempre à noite, entre as 19h e as 20h, por equipes compostas por três pessoas | Foto: Divulgação/ SLU

O diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso de Carvalho, enfatizou a necessidade de a população que utiliza as passagens subterrâneas colaborar com a manutenção da limpeza, que é feita todos os dias. “O Serviço de Limpeza Urbana mantém lixeiras nas galerias das passagens subterrâneas da Asa Sul e da Asa Norte, então não há motivos para as pessoas jogarem lixo no chão. Essas passagens servem apenas para deslocamento de um ponto a outro e não há nenhuma atividade que gere resíduos no seu interior”, enfatiza.

Lavagem de equipamentos

Entre os vários serviços de limpeza urbana prestados pelo SLU, está o serviço de lavagem de monumentos, vias e equipamentos públicos (como pontos de ônibus e passagens subterrâneas), por meio do jateamento de água, com pressão suficiente para a remoção de resíduos que ficam acumulados e impregnados.

Ao contrário da lavagem específica das galerias do Eixo Rodoviário, que possui cronograma fixo, o serviço feito em outras vias e monumentos públicos ocorre em função da demanda e do fluxo de pedestres e de veículos, a partir de programação estabelecida mensalmente pela autarquia. A lavagem é feita, normalmente, de segunda a sábado, preferencialmente no período noturno. Qualquer cidadão pode solicitar o serviço (exceto em monumentos e áreas particulares) ou denunciar monumentos, equipamentos e espaços públicos danificados, por meio da Ouvidoria Geral: no telefone 162 ou no site.

*Com informações do SLU

Agência Brasília

Posts Recentes

Paralimpíadas de Paris se despedem em grande estilo com recordes e conquistas do Brasil

Cerimônia de encerramento reúne atletas e público em uma festa marcada por diversidade e emoção

9 minutos ago

Mariana Arraes comemora mais um ano de vida de forma intimista no Lago Sul

Celebração organizada pelo marido Cristiano Araújo contou com menu especial e amigos queridos

31 minutos ago

Baile da Makossa celebra 22 anos com circuito de danças urbanas em Brasília

Evento reúne competição de dança e diversidade artística na Galeria dos Estados

1 hora ago

Agências do trabalhador abrem semana com mais de mil vagas disponíveis

Nesta segunda (9), são oferecidas 1.009 oportunidades para quem procura um emprego

1 hora ago

Incêndio queima 10 mil hectares do Parque da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional em Goiás é um dos principais destinos turísticos do Brasil

2 horas ago

Aprovada pelo GPS|Brasília, Bitaca da Norte concorre a prêmio de melhor boteco do Brasil

O estabelecimento concorre com outras quatro casas, do Rio e SP, pela Prazeres da Mesa

2 horas ago