A Páscoa vai muito além do chocolate. Comemorada este ano no dia 20 de abril, é um momento de celebração, espiritualidade, união e, claro, de uma mesa farta para ser saboreada na companhia de familiares e amigos. Seja ela composta com pratos tradicionais como o bacalhau, opções sofisticadas como o magret de pato ou mesmo um cardápio vegetariano surpreendente, a escolha do vinho certo pode transformar a experiência gastronômica. Confira sugestões de harmonizações para tornar seu almoço de Páscoa ainda mais especial.
É muito comum pensarmos no prato principal do almoço de Páscoa no tradicional bacalhau. E para essa receita, o vinho vai depender de como será o preparo. Um bacalhau cremoso, por exemplo, pede vinhos brancos com boa estrutura e acidez. E aqui a dica é um Casa Burmester Reserva D.O.C. Douro Branco 2022 ou o Bacalhôa Verdelho, ambos irão combinar perfeitamente com o prato.

Foto: Reprodução
Para quem prefere aquele bacalhau com bastante azeite, tomates e azeitonas, o vinho também pode ser branco, mas um tinto cai bem e nada melhor que um bom português como o Vadio elaborado com a uva Baga ou o Herdade dos Grous Colheita, um corte de Aragonez (35%), Alicante Bouschet (35%), Touriga Nacional (20%) e Syrah.
Para quem não come pescados, dá para desfrutar de excelentes e saborosíssimas opções vegetarianas, como a lasanha de abobrinha com molho pesto com muito queijo e ervas finas. Esse prato é mais untuoso devido aos queijos e azeite, e com sabores de ervas mais destacados. Para acertar na harmonização, uma boa opção é escolher vinhos brancos com maior acidez, como o chileno T.H. Terroir Hunter Sauvignon Blanc, que possui volume, refrescância e persistência no paladar. E como a mesa de Páscoa não fica completa sem os ovos de chocolate, sejam eles de chocolate ao leite, meio amargo, amargo, com castanhas, ou com frutas, tem dicas também.
Para harmonizar vinhos com chocolate, a orientação é se atentar ao nível de gordura e doçura para a escolha do vinho. Quanto
mais doce o chocolate, mais doce precisa ser o vinho, caso contrário, o vinho será atropelado pelo chocolate, pois o açúcar é muito denso, preenchendo demais o paladar.

Foto: Reprodução
Chocolates mais amargos, com mais concentração de cacau, conversam melhor com vinhos tintos com mais taninos, até mesmo os com passagem por barrica, como os Malbecs argentinos, Cabernet Sauvignon ou Zinfandel californianos, e os Primitivos da Puglia, Itália, pois o cacau também tem taninos, e essas características se somam, se atente apenas para que o vinho não seja tão seco.
Mas se não quiser arriscar, vá de Porto mesmo para finalizar o almoço em grande estilo. Afinal, não pode faltar o clássico português na Páscoa.