GPS Brasília comscore

Partiu Festival Internacional Cinema e Transcendência

O sertão mitológico, místico, poético, indígena, africano, mouro, ibérico, encoberto por lendas, festejos e cordéis, causos, coronéis, jagunços e cangaceiros é o foco da **9ª Edição do Festival Internacional Cinema e Transcendência**, que faz uma edição especial em 2022. Este ano, o evento quer apresentar o **Brasil profundo, desconhecido de muitos brasileiros, em diálogo com Portugal**, fazendo uma homenagem ao bicentenário da independência do Brasil. Realizado pelo **[Centro Cultural Banco do Brasil Brasília](bb.com.br/cultura)**, o festival acontece de **7 a 18 de dezembro**, trazendo filmes, palestras, shows, oficinas, cortejos e muito mais.

Esse esforço por compreender a “_alma brasileira_” começa logo na abertura, com a exibição de “_O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro_”, obra-prima de **Glauber Rocha**. O filme será exibido no Teatro do CCBB, logo após a apresentação do show Duo Outros Sertões, com Maísa Arantes e Marcelo Nader, às 19h. A entrada é franca (mediante retirada de ingressos na bilheteria e no site bb.com.br/cultura).

A programação deste ano inclui **31 atividades no total, sendo doze delas voltadas para o público infanto-juvenil**, em local especialmente criado para receber os mais jovens: o Espaço Luar do Sertão, espaço cenográfico imersivo onde o público poderá vivenciar a atmosfera do sertão brasileiro. Dentre as atrações artísticas, destaque para o show de Roberto Corrêa, um dos maiores nomes da viola no Brasil, e a participação do **Bumba-meu-boi de Seu Teodoro**, um tesouro cultural do DF. A **programação é gratuita**, com exceção do show de Roberto Corrêa e das apresentações do espetáculo de teatro de sombras “Iara, o encanto das águas”, da Cia Lumiato.

![Sertânia – Geraldo Sarno / Foto: Miguel Vassy](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/52523015928_e6b6fdef82_k_d58a12b2cd.jpg)

Único no Brasil a investigar a subjetividade dos caminhos da consciência e do autodesenvolvimento através da arte cinematográfica, o Festival Internacional Cinema e Transcendência apresenta, pela primeira vez, uma **programação composta integralmente de filmes brasileiros e portugueses**. Estão na mostra títulos assinados por nomes como Manuel de Oliveira, conhecido como o “Mestre” do cinema de Portugal, e brasileiros como Hermano Penna, Edgar Navarro, Iza Grispum e André Luiz Oliveira.

O festival faz ainda uma **homenagem ao grande Geraldo Sarno**, diretor e roteirista baiano, falecido em fevereiro desse ano, que ficou conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro, as religiões e cultura populares. Outro homenageado é o antropólogo, sociólogo, escritor **Darcy Ribeiro**, que iluminou o pensamento sobre identidade cultural no Brasil contemporâneo, no ano de seu centenário de nascimento.

>“Estimular o autoconhecimento através da manifestação artística em todas as dimensões sempre foi uma característica do FESTIVAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA. E desta vez a diferença é que o Brasil está em perspectiva pela conjunção de fatores históricos convergentes e é também pela necessidade de – a partir de uma imersão nas fontes da cultura artística popular brasileira ou inspirada nela com seus temas míticos/sociais -, vislumbrarmos a possibilidade da criação de um novo Brasil, um Brasil transcendente”, explica o cineasta e músico André Luiz Oliveira, um dos curadores do festival, ao lado da diretora e produtora Carina Bini.

**O Festival**

A programação apresenta obras que refletem sobre os imaginários populares e míticos do Brasil e de Portugal. Entre as películas, “_O Dragão da maldade contra o Santo guerreiro_”, obra gigante de Glauber Rocha. Primeiro filme colorido dele, apontado por críticos como uma **continuação** de “_Deus e o Diabo na Terra do Sol_” e premiado com melhor direção no **Festival de Cannes em 1969**, o filme oferece múltiplas camadas de leitura e apresenta com maestria um estrato da sociedade brasileira injusta e violenta e, ao mesmo tempo, rica e poderosa na sua essência cultural.

![Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro de Glauber Rocha / Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/52522746904_337c7887f3_b_de768ddfd0.jpg)

Hermano Penna, Edgard Navarro, Mariana Aydar e Eduardo Nazarian, são **inúmeros os talentos da sétima arte reunidos nesse festival** que traz ainda o média-metragem “_Cavalgada à pedra do Reino: missão e festa de Ariano Suassuna_”, de **Inez Viana**, que faz um recorte inédito desta festa popular e conta com depoimentos raros do escritor, explicando como a história de seu livro estimulou a existência desta festa popular

Estabelecendo **uma ponte entre Brasil e Portugal**, o festival exibe os filmes “_O Quinto Império_” e “_Non, a vã glória de mandar_”, do grande cineasta português **Manoel de Oliveira**. Tem ainda o documentário “_Mito e Música – A Mensagem de Fernando Pessoa_”, da cineasta luso-brasileira **Rama de Oliveira** em parceria com o cineasta/músico **André Luiz Oliveira**.

E, para fechar o ciclo de filmes temáticos focados no imaginário profético português e seus desdobramentos no Brasil, o festival exibe o filme “_Agostinho da Silva – Um pensamento vivo_”, de **João Rodrigo Mattos**, que traz um retrato do filósofo, poeta, professor que modernizou o sebastianismo, adaptando-o ao mundo pós-colonial.

**Homenagens**

O Festival Internacional Cinema e Transcendência irá homenagear o veterano cineasta **Geraldo Sarno**, falecido em fevereiro deste ano 2022, e o grande antropólogo e escritor **Darcy Ribeiro**, no ano do centenário de seu nascimento. Pela enorme relevância para o cinema brasileiro e por sua extensa filmografia ao abordar o sertão, Geraldo Sarno será relembrado em **três curtas clássicos**, filmados na década de 1970 – “_Jornal do Sertão_”, “_Padre Cícero_” e “_Vitalino Lampião_” – e em seu último longa-metragem “_Sertânia_”.

A homenagem aos 100 anos de Darcy Ribeiro contará com a exibição de “_Mistura e Invenção_”, longa-metragem de **Isa Grinspum Ferraz**, compilação da série “_O Povo brasileiro_”, baseada no livro do próprio Darcy. O filme resume a **formação do Brasil a partir das três raças matrizes: a indígena, a lusa e a africana**. O documentário se insere na proposta do Festival de abrir um diálogo sobre a necessidade de o audiovisual brasileiro abolir definitivamente as fronteiras entre o cinema e a TV.

![Sertânia – Geraldo Sarno / Foto: Miguel Vassy](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/52522746679_004e069477_k_12a457231d.jpg)

**Palestras e Atividades culturais**

Na segunda semana, Cinema e Transcendência encaminha o espectador às **palestras** que abordarão **temas essenciais** para o conhecimento de quem somos como brasileiros, **de onde viemos e para onde poderemos ir**.

As palestras vão construir condições para uma melhor compreensão dos filmes exibidos; da origem do **mito sebastianista português** que, ao ser assimilado pelo inconsciente coletivo brasileiro, **permanece vivo ainda hoje** e se manifesta direta ou indiretamente em quase todos os movimentos culturais populares nordestinos, sejam eles políticos, festivos mas sobretudo artísticos, em várias áreas. São exemplos desse diálogo o romance épico de **Ariano Suassuna** “_A Pedra do Reino_”, o filme “_Deus e o Diabo na terra do Sol_”, a obra musical “_Mensagem_”, do cineasta e músico André Luiz Oliveira, o teatro de Antônio Nóbrega, dentre outras **obras de muitos artistas brasileiros**.

Sob o título “_Recordar o passado, imaginar o futuro: Sonhos, esperanças e ideias de Brasil_”, as palestras têm curadoria e coordenação do professor **Amon Pinho**, doutor em História, com pós-doutorado em Filosofia, pelas Universidade de São Paulo e Lisboa. Caberá à professora **Jacqueline Hermann** (UFRJ) discorrer sobre “_Dom Sebastião no Brasil: aspectos dos sebastianismos brasileiros_” e ao mestre em filosofia **Noeli Dutra Rossatto** (UFSM) tratar do tema “_Utopia, profecia e heresia: Joaquim de Fiore na cultura luso-brasileira_”. Amon Pinho falará sobre “_A cultura brasileira: não-europeísmos, universalismo_”.

E ao longo das duas semanas, o festival oferece uma **extensa [programação cultural](https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/)**, com apresentações musicais, espetáculos teatrais, oficinas, atividades interativas e muito mais, com destaque para o **show do grande músico Roberto Corrêa**, batizado pelo crítico Tárik de Souza de “_o Guimarães Rosa encordoado_”, para o espetáculo de teatro de sombras contemporâneo “_Iara, o encanto das águas_”, da **Cia Lumiato Teatro de Formas Inanimadas**, e para o **Bumba-meu-boi de Seu Teodoro**, Patrimônio Cultural do DF.

**Serviço**
IX Edição do Festival Internacional Cinema e Transcendência
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – Cinema, teatro e área externa
Quando: 07 a 18 de dezembro 2022, horários: ver programação
Quanto: entrada franca [mediante reserva](https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/festivalcinemaetranscendencia)

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.