GPS Brasília comscore

Partiu Festival Internacional Cinema e Transcendência

O sertão mitológico, místico, poético, indígena, africano, mouro, ibérico, encoberto por lendas, festejos e cordéis, causos, coronéis, jagunços e cangaceiros é o foco da **9ª Edição do Festival Internacional Cinema e Transcendência**, que faz uma edição especial em 2022. Este ano, o evento quer apresentar o **Brasil profundo, desconhecido de muitos brasileiros, em diálogo com Portugal**, fazendo uma homenagem ao bicentenário da independência do Brasil. Realizado pelo **[Centro Cultural Banco do Brasil Brasília](bb.com.br/cultura)**, o festival acontece de **7 a 18 de dezembro**, trazendo filmes, palestras, shows, oficinas, cortejos e muito mais.

Esse esforço por compreender a “_alma brasileira_” começa logo na abertura, com a exibição de “_O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro_”, obra-prima de **Glauber Rocha**. O filme será exibido no Teatro do CCBB, logo após a apresentação do show Duo Outros Sertões, com Maísa Arantes e Marcelo Nader, às 19h. A entrada é franca (mediante retirada de ingressos na bilheteria e no site bb.com.br/cultura).

A programação deste ano inclui **31 atividades no total, sendo doze delas voltadas para o público infanto-juvenil**, em local especialmente criado para receber os mais jovens: o Espaço Luar do Sertão, espaço cenográfico imersivo onde o público poderá vivenciar a atmosfera do sertão brasileiro. Dentre as atrações artísticas, destaque para o show de Roberto Corrêa, um dos maiores nomes da viola no Brasil, e a participação do **Bumba-meu-boi de Seu Teodoro**, um tesouro cultural do DF. A **programação é gratuita**, com exceção do show de Roberto Corrêa e das apresentações do espetáculo de teatro de sombras “Iara, o encanto das águas”, da Cia Lumiato.

![Sertânia – Geraldo Sarno / Foto: Miguel Vassy](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/52523015928_e6b6fdef82_k_d58a12b2cd.jpg)

Único no Brasil a investigar a subjetividade dos caminhos da consciência e do autodesenvolvimento através da arte cinematográfica, o Festival Internacional Cinema e Transcendência apresenta, pela primeira vez, uma **programação composta integralmente de filmes brasileiros e portugueses**. Estão na mostra títulos assinados por nomes como Manuel de Oliveira, conhecido como o “Mestre” do cinema de Portugal, e brasileiros como Hermano Penna, Edgar Navarro, Iza Grispum e André Luiz Oliveira.

O festival faz ainda uma **homenagem ao grande Geraldo Sarno**, diretor e roteirista baiano, falecido em fevereiro desse ano, que ficou conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro, as religiões e cultura populares. Outro homenageado é o antropólogo, sociólogo, escritor **Darcy Ribeiro**, que iluminou o pensamento sobre identidade cultural no Brasil contemporâneo, no ano de seu centenário de nascimento.

>“Estimular o autoconhecimento através da manifestação artística em todas as dimensões sempre foi uma característica do FESTIVAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA. E desta vez a diferença é que o Brasil está em perspectiva pela conjunção de fatores históricos convergentes e é também pela necessidade de – a partir de uma imersão nas fontes da cultura artística popular brasileira ou inspirada nela com seus temas míticos/sociais -, vislumbrarmos a possibilidade da criação de um novo Brasil, um Brasil transcendente”, explica o cineasta e músico André Luiz Oliveira, um dos curadores do festival, ao lado da diretora e produtora Carina Bini.

**O Festival**

A programação apresenta obras que refletem sobre os imaginários populares e míticos do Brasil e de Portugal. Entre as películas, “_O Dragão da maldade contra o Santo guerreiro_”, obra gigante de Glauber Rocha. Primeiro filme colorido dele, apontado por críticos como uma **continuação** de “_Deus e o Diabo na Terra do Sol_” e premiado com melhor direção no **Festival de Cannes em 1969**, o filme oferece múltiplas camadas de leitura e apresenta com maestria um estrato da sociedade brasileira injusta e violenta e, ao mesmo tempo, rica e poderosa na sua essência cultural.

![Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro de Glauber Rocha / Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/52522746904_337c7887f3_b_de768ddfd0.jpg)

Hermano Penna, Edgard Navarro, Mariana Aydar e Eduardo Nazarian, são **inúmeros os talentos da sétima arte reunidos nesse festival** que traz ainda o média-metragem “_Cavalgada à pedra do Reino: missão e festa de Ariano Suassuna_”, de **Inez Viana**, que faz um recorte inédito desta festa popular e conta com depoimentos raros do escritor, explicando como a história de seu livro estimulou a existência desta festa popular

Estabelecendo **uma ponte entre Brasil e Portugal**, o festival exibe os filmes “_O Quinto Império_” e “_Non, a vã glória de mandar_”, do grande cineasta português **Manoel de Oliveira**. Tem ainda o documentário “_Mito e Música – A Mensagem de Fernando Pessoa_”, da cineasta luso-brasileira **Rama de Oliveira** em parceria com o cineasta/músico **André Luiz Oliveira**.

E, para fechar o ciclo de filmes temáticos focados no imaginário profético português e seus desdobramentos no Brasil, o festival exibe o filme “_Agostinho da Silva – Um pensamento vivo_”, de **João Rodrigo Mattos**, que traz um retrato do filósofo, poeta, professor que modernizou o sebastianismo, adaptando-o ao mundo pós-colonial.

**Homenagens**

O Festival Internacional Cinema e Transcendência irá homenagear o veterano cineasta **Geraldo Sarno**, falecido em fevereiro deste ano 2022, e o grande antropólogo e escritor **Darcy Ribeiro**, no ano do centenário de seu nascimento. Pela enorme relevância para o cinema brasileiro e por sua extensa filmografia ao abordar o sertão, Geraldo Sarno será relembrado em **três curtas clássicos**, filmados na década de 1970 – “_Jornal do Sertão_”, “_Padre Cícero_” e “_Vitalino Lampião_” – e em seu último longa-metragem “_Sertânia_”.

A homenagem aos 100 anos de Darcy Ribeiro contará com a exibição de “_Mistura e Invenção_”, longa-metragem de **Isa Grinspum Ferraz**, compilação da série “_O Povo brasileiro_”, baseada no livro do próprio Darcy. O filme resume a **formação do Brasil a partir das três raças matrizes: a indígena, a lusa e a africana**. O documentário se insere na proposta do Festival de abrir um diálogo sobre a necessidade de o audiovisual brasileiro abolir definitivamente as fronteiras entre o cinema e a TV.

![Sertânia – Geraldo Sarno / Foto: Miguel Vassy](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/52522746679_004e069477_k_12a457231d.jpg)

**Palestras e Atividades culturais**

Na segunda semana, Cinema e Transcendência encaminha o espectador às **palestras** que abordarão **temas essenciais** para o conhecimento de quem somos como brasileiros, **de onde viemos e para onde poderemos ir**.

As palestras vão construir condições para uma melhor compreensão dos filmes exibidos; da origem do **mito sebastianista português** que, ao ser assimilado pelo inconsciente coletivo brasileiro, **permanece vivo ainda hoje** e se manifesta direta ou indiretamente em quase todos os movimentos culturais populares nordestinos, sejam eles políticos, festivos mas sobretudo artísticos, em várias áreas. São exemplos desse diálogo o romance épico de **Ariano Suassuna** “_A Pedra do Reino_”, o filme “_Deus e o Diabo na terra do Sol_”, a obra musical “_Mensagem_”, do cineasta e músico André Luiz Oliveira, o teatro de Antônio Nóbrega, dentre outras **obras de muitos artistas brasileiros**.

Sob o título “_Recordar o passado, imaginar o futuro: Sonhos, esperanças e ideias de Brasil_”, as palestras têm curadoria e coordenação do professor **Amon Pinho**, doutor em História, com pós-doutorado em Filosofia, pelas Universidade de São Paulo e Lisboa. Caberá à professora **Jacqueline Hermann** (UFRJ) discorrer sobre “_Dom Sebastião no Brasil: aspectos dos sebastianismos brasileiros_” e ao mestre em filosofia **Noeli Dutra Rossatto** (UFSM) tratar do tema “_Utopia, profecia e heresia: Joaquim de Fiore na cultura luso-brasileira_”. Amon Pinho falará sobre “_A cultura brasileira: não-europeísmos, universalismo_”.

E ao longo das duas semanas, o festival oferece uma **extensa [programação cultural](https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/)**, com apresentações musicais, espetáculos teatrais, oficinas, atividades interativas e muito mais, com destaque para o **show do grande músico Roberto Corrêa**, batizado pelo crítico Tárik de Souza de “_o Guimarães Rosa encordoado_”, para o espetáculo de teatro de sombras contemporâneo “_Iara, o encanto das águas_”, da **Cia Lumiato Teatro de Formas Inanimadas**, e para o **Bumba-meu-boi de Seu Teodoro**, Patrimônio Cultural do DF.

**Serviço**
IX Edição do Festival Internacional Cinema e Transcendência
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – Cinema, teatro e área externa
Quando: 07 a 18 de dezembro 2022, horários: ver programação
Quanto: entrada franca [mediante reserva](https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/festivalcinemaetranscendencia)

Veja também

Estudo afirma que gentileza é um fator vital para a …

Na noite anterior à grande data, meteram-se as quatro na …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI