A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, tem sido procurada por partidos locais tentar disputar as próximas eleições. Pelo menos, três siglas estão de olho numa possível candidatura da advogada e esposa do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Mayara comandou, por 2 anos e 4 meses, a Secretaria de Desenvolvimento Social, pasta responsável por fomentar políticas públicas governamentais para o enfrentamento à miséria e pobreza no Distrito Federal.
Ela deixou o cargo em agosto do ano passado, quando anunciou que se dedicaria à reeleição exitosa do marido ao comando do governo local.
As siglas entendem que a presença de Mayara entre os filiados sacramentaria a união política com o atual governador. Além disso, avaliam que a primeira-dama pode ser um nome competitivo para disputar cadeiras no Legislativo: seja no Congresso Nacional ou mesmo na Câmara Legislativa (CLDF).
Se não for em 2026, o projeto se aplicaria nas eleições posteriores, em 2030, quando Ibaneis deve tentar voltar ao comando do Palácio do Buriti.