Os partidos Progressistas e o União Brasil oficializarão, nesta terça-feira (29), a criação da Federação União Progressista, em evento marcado para às 15h no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O lançamento será conduzido pelos presidentes das duas siglas, o senador Ciro Nogueira (Progressistas), foto em destaque) e Antônio Rueda (União Brasil).
A formação da nova federação representa uma estratégia conjunta para as eleições majoritárias e proporcionais de 2026, ano em que os eleitores irão escolher o presidente, governadores, dois senadores por estado, além de deputados federais, estaduais e, no caso do Distrito Federal, distritais.
A articulação tende a fortalecer candidaturas de membros dos dois partidos, entre eles, no caso de Brasília, a atual vice-governadora Celina Leão (Progressistas), cotada para disputar o comando do Palácio do Buriti na próxima eleição.
Integrante da base de apoio ao governo de Ibaneis Rocha (MDB), Celina poderá se beneficiar diretamente da nova aliança, que promete ampliar o campo político de sustentação política, o que não impede a adesão de outras agremiações para o futuro projeto eleitoral.
No ano que vem, caso seja confirmada, as federações atuarão de forma semelhante a uma coligação, mas com vínculos mais duradouros, respeitando as normas eleitorais que impedem coligações proporcionais.
Além de Rueda e Ciro Nogueira, o evento deve reunir lideranças políticas de diversas regiões do país para marca um movimento inicial na reorganização das forças políticas rumo às eleições do ano que vem.

Evento para lançamento da federação ocorre nesta terça (29) | Foto: Divulgação