GPS Brasília comscore

Paris Fashion Week: Undercover, Acne Studios e Balmain

Confira os destaques dessa quarta-feira (28)

Compartilhe:

Nessa quarta-feira (28), durante a Semana de Moda de Paris, foram apresentados designs inovadores, com referências em um filme, um artista, cadeiras e até mesmo a cidade natal do diretor criativo. Essa mistura eclética de influências resultou em criações únicas e surpreendentes, destacando a versatilidade e a criatividade dos designers participantes. A temporada outono-inverno 2024 ready-to-wear, que traz as novas coleções e apostas dos designers para a próxima estação fria, será encerrada na próxima terça-feira (5), com desfiles das gigantes Chanel, Miu Miu e Louis Vuitton.

A seguir, confira os destaques dessa quarta-feira (28): Undercover, Acne Studios e Balmain.

Para a coleção de outono-inverno 2024 ready-to-wear da Undercover, Jun Takahashi encontrou inspiração na vida cotidiana, destacando a importância do mundano e a importância da tradição. “Dias Perfeitos”, o mais recente filme de Wim Wenders, explora a visão de mundo otimista de Hirayama, um zelador em Tóquio. Isso inspirou Takahashi a dar um significado especial às suas roupas, transformando roupas mundanas em símbolos de elegância acessível e felicidade genuína.

O desfile começou com o que parecia ser uma regata branca básica e jeans, mas na verdade era um macacão com inserções de malha nervurada ao longo das costuras laterais da calça, combinado com o suéter carregado à mão da modelo. Essa transformação do vestuário cotidiano continuou com peças reimaginadas como cardigãs, moletons cinza marl e roupas de alfaiataria adornadas com retalhos de vários tecidos, como chiffon, tinsel metálico e mohair.

 

 

O jeans e o couro são clássicos no Acne Studios desde a sua criação, mas alfaiataria, malhas e acessórios também conquistaram seu lugar na marca sueca. A coleção outono/inverno 2024 da Acne Studios foi inspirada em “Chairs in Rubber“, de Villu Jaanisoo, com grandes tronos feitos de pneus reciclados. Alguns convidados sentaram-se em versões menores colocadas no centro da passarela.

“Nesta temporada, criamos uma poderosa mulher de couro e jeans. Sempre me relacionei com o vestuário através de movimentos subculturais. O jeans e o couro podem transcender gêneros e subculturas – do punk ao S&M. Quando você quer se sentir duro, você gravita em torno do couro e do jeans; é como uma armadura. Sempre parece certo – uma zona de segurança empoderadora,” diz Jonny Johansson, diretor criativo da Acne Studios.

O jeans variou de jaquetas de gola alta a vestidos sem alças, com acabamentos que vão do enferrujado e oleoso ao brilho metálico. Revestimentos foscos adornavam vestidos grossos de malha acinturados. O couro foi apresentado em dois estilos: peças com zíperes largos e vestidos rígidos feitos sob medida.

A coleção apresentava casacos de tosquia islandeses, peles falsas, bodysuits e camadas de malha nervurada. Alguns vestidos tinham corpetes estampados, enquanto trench coats surgiam com presença da estampa xadrez. 

 

Inspirado em sua cidade natal, Bordeaux, e em sua infância, Olivier Rousteing apresentou a coleção outono-inverno 2024 ready-to-wear da Balmain. Os renomados vinhos da região refletiram a abundância de uvas tecidas em toda a coleção, aparecendo como cachos de metal em bolsas, formas incrustadas em vestidos de couro e estampadas em roupas de seda.

Outro tema foi inspirado no formato espiral de uma concha de caracol, que foi traduzido em couraças douradas, corpetes, brincos e detalhes em cintos e bolsas. Essas referências foram reinventadas em diferentes versões de trench coats, adornados com botões marcantes que lembram os blazers da casa.

Padrões de gingham refletiram a dualidade interna do designer, representados em monocromático ou em tons de azul-marinho e listras de cristal prateadas em vestidos. Lapelas pontiagudas e calças franzidas acrescentaram um toque de ousadia, enquanto sacolas de compras de rede com a marca Balmain, cheias de frutas artificiais, evocavam nostalgia doméstica.