Neste fim de semana, mais de vinte desfiles ocorreram na capital francesa. Celebridades, influenciadores digitais e entusiastas de moda dividiram-se por toda a Paris Fashion Week para acompanhar as passarelas de sexta-feira, sábado e domingo, que trouxeram coleções e tendências para o outono-inverno 2024/2025.
Entre os destaques, estão: Loewe (redefinindo classe e riqueza), Hermès (unindo o melhor dos universos equestre e de motocicletas), Alexander McQueen (com estreia do diretor criativo Seán McGirr), Balenciaga (questioando o que é moda) e Valentino (com uma coleção all-black).
Ao contemplar a essência paradisíaca da existência, a perspectiva de Albert York ecoa através da narrativa de um estudo sobre procedência e relevância, ambientado no mundo íntimo de sua arte.
Neste cenário, a coleção outono-inverno 2024 ready-to-wear da Loewe redefine os símbolos convencionais de classe e riqueza, infundindo-os com uma mistura de realismo direto e expressionismo abstrato. A coleção incorpora uma fusão de alfaiataria e alta-costura, fundindo estéticas masculinas e femininas: elegantes vestidos longos de jersey com cortes fluidos, rabos-de-gala perfeitamente adaptados, estampas com flores e vegetais, calças-balão folgadas, jaquetas aviador e casacos de couro em estilo militar.
Blusões de napa drapeados e jaquetas de aviador de couro coexistem com calças fluídas e vestidos esculturais, enquanto as estampas evocam ilusões de textura e profundidade. A nova coleção da Loewe celebra a beleza da vida agora. Ela nos lembra da ideia de Albert York de que nosso mundo é como um paraíso, cheio de beleza esperando para ser vista e talvez até pintada.
O outono-inverno 2024 ready-to-wear da Hermès vem com uma energia urbana, estilo amazona de uma motoqueira que vibra ao ritmo da chuva, presente até mesmo na passarela. “Uma motociclista equestre, que troca a sela de um cavalo pelo banco de uma moto.”
Dedicada aos cavalos e às motocicletas, a nova coleção da mais0n vem com botas de cowboy de bico fino, calças de couro stretch curtas e flare, botas de motociclista de cano alto, saias e vestidos. O couro foi carro-chefe neste inverno, com jaquetas equestres justas, outras com ombros e mangas mais arredondadas e, até mesmo,uma jaqueta bordada com penas de avestruz brilhantes.
A sensualidade veio por meio das leggings de couro nervuradas e as saias lápis de couro com fendas. Os looks finais da passarela contaram com vestidos de seda estampados suaves e levemente cravejados com cinturas franzidas.
O primeiro desfile de Alexander McQueen sob a direção criativa de Seán McGirr começou com uma mulher envolta em jersey laminado preto, inspirado pela coleção “The Birds” de Lee McQueen em 1995. McGirr também se inspirou em fotos de desfiles e imagens de paparazzi de Kate Moss e Amy Winehouse.
A coleção apresentou uma mistura de restrição e liberdade, com malhas felpudas emergindo de peças de alfaiataria e jeans, além de estampas de animais reminiscentes de peles cortadas. Um vestido de festa apresentava um bordado inspirado na tela de um celular quebrado, refletindo a observação de McGirr sobre as mídias sociais.
Os elementos distintos da McQueen estavam presentes nos ternos de calças bordados e nos sobretudos sob medida. A influência da identidade irlandesa de McGirr estava evidente nas botas encasuladas em cascos de cavalos e no momento descontraído ao final do desfile ao som de “Orinoco Flow (Sail Away)” de Enya.
A Balenciaga enviou convites únicos e vintage aos convidados através do eBay, preparando o terreno para a coleção outono-inverno 2024 ready-to-wear. Na Semana de Moda de Paris, a marca mergulhou na questão essencial que permeia a indústria: o que realmente é moda?
Em vez de notas de desfile convencionais, Demna optou por explicar a coleção através de mensagens de voz, refletindo sobre o significado de luxo, moda e sua própria motivação. Ele desejava que o desfile representasse uma conexão entre o passado e o futuro da Balenciaga, começando com referências ao legado de Cristóbal e evoluindo para uma exploração criativa mais ampla.
Os looks variavam desde vestidos estampados de leopardo até acessórios distópicos, enquanto a tela de fundo da passarela projetava paisagens em constante mudança. Destacaram-se acessórios como óculos e chapéus, além de gráficos divertidos, encerrando o desfile com um vestido de comprimento total com detalhes de roupa íntima.
Le Noir (Preto, em tradução livre) é o título da coleção outono-inverno 2024 ready-to-wear de Valentino. Foram 63 looks desfilados, todos eles em uma cor só – preto. Uma famosa sessão de fotos de 1977 por Deborah Turbeville de um grupo de modelos em românticos vestidos de baile de renda alta-costura da Valentino foi fixada no quadro de inspiração de Pierpaolo Piccioli.
Seu manifesto preto sobre preto começou com um look de uma jaqueta-túnica e shorts, passando por silhuetas de vestidos foscos pretos aparentemente sóbrios, jaquetas utilitárias, até chegar aos românticos looks de renda da Valentino.
Outros destaques da passarela foram um sobretudo masculino sob medida, um macacão na forma de calças pregueadas e uma camiseta com ombreiras moldadas, uma saia de tule vaporosa e blusas de organza com babados verticais.