Categories: Cidades

Parada do Orgulho reúne milhares de brasilienses na Esplanada dos Ministérios

Brasília recebeu, neste domingo (9), a 24ª Parada do Orgulho, um evento que promove o amor e o respeito. Milhares de pessoas se reuniram no gramado em frente ao Congresso Nacional para celebrar a diversidade e a liberdade. A festa teve início às 14h e contou com a ampliação dos horários de metrô e ônibus para atender ao público.

 

A Parada do Orgulho LGBTQIA+ faz parte do Festival LGBT Brasília Orgulho, que começou em 24 de junho e ofereceu shows, balcão de empregos, oficinas de saúde e estandes para empreendedores. 

 

O evento marca o encerramento das comemorações do Mês do Orgulho na capital federal. Fundada em 1998, a Parada de Brasília é a terceira mais antiga do Brasil e se destaca por ser a primeira a adotar medidas para ser carbono zero na América Latina. 

 

Se os os LGBTfóbicos destilam ódio e preconceito, nossa resposta é a alegria e colorindo as ruas da capital com nosso orgulho de ser e existir“, disse o deputado distrital Fábio Felix (PSol), o mais votado nas últimas eleições do DF. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também esteve presente no movimento.

 

O festival conta com uma consultoria especializada para calcular as emissões de carbono geradas pelo evento e determinar o número exato de árvores que devem ser plantadas no Distrito Federal para mitigar o impacto ambiental.

 

Para atender melhor ao público que compareceu à Parada do Orgulho LGBT de Brasília, o metrô do Distrito Federal teve seu horário de funcionamento ampliado, com trens circulando até as 22h30. Após as 19h, o embarque só ficou permitido na estação Central, com desembarque em todas as estações. 

 

Além disso, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) reforçou a circulação dos ônibus do sistema de transporte público coletivo que passam ou têm como destino a Rodoviária do Plano Piloto.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Vigilantes de hospitais e UBSs entram em greve no DF

Atraso no pagamento de salários seria um dos motivos da paralização

17 minutos ago

Coreia do Sul tem primeiro museu de áudio do mundo

Inaugurado em Seul, museu tem acervo que leva os visitantes a uma viagem no tempo

21 minutos ago

Extratos bancários têm termos padronizados a partir desta segunda (8)

A mudança tem o objetivo de tornar a compreensão das informações mais acessível

54 minutos ago

Colônia de férias do Planetário de Brasília está com inscrições abertas

As atividades acontecem entre os dias 16 e 19 de julho e são gratuitas

1 hora ago

Em Brasília, Marcelo Rosenbaum apresenta exposição e fala da potência da capital

Mostra Jalapoeira Apurada traz trabalho de mulheres quilombolas do Jalapão para Museu Nacional

2 horas ago

Lula afirma que aliança progressista na França serve de inspiração

Líderes latino-americanos comemoram vitória da esquerda francesa

2 horas ago