A cultura da ‘botecagem’ é muito presente e querida na vida dos brasileiros, afinal, quem nunca reuniu os amigos após um dia longo de trabalho para sentar na mesa de um barzinho nada descolado e bater papo enquanto toma aquela cerveja gelada acompanhada dos melhores petiscos? Melhor ainda se for pra ajudar o seu bar favorito a faturar um prêmio. Pois bem, anote na agenda que o festival ‘Comida di Buteco‘ está de volta a Brasília.
Celebrando sua 24ª edição, o concurso segue na busca de premiar anualmente aquele que é considerado o melhor petisco do Brasil, resgatando a culinária ‘botequeira’ raíz. E a partir do dia 05 de abril, os brasilienses terão a difícil missão de provar os quitutes criados por 42 bares da capital, avaliando quesitos como o sabor do petisco, temperatura das bebidas, higiene e atendimento. O custo de cada petisco participante do concurso é de 35 reais.
A primeira etapa do concurso é regional, onde votam o público e um time especial de jurados selecionados pelo concurso. A divulgação do melhor petisco de Brasília será divulgada no dia 15 de maio, e logo em seguida, um outro grupo de jurados visita o campeão para eleger o melhor do Brasil em evento que acontecerá em julho na capital paulista.
Confira os botecos participantes em Brasília e já marque com os amigos para fazer um verdadeiro roteiro gastronômico nos bares de sua escolha:
- 405 Restaurante Bar (Asa Sul)
Bolinho de linguiça suína com recheio de queijo - Adega da Cachaça (Taguatinga)
Bolinho de costela defumada recheado com queijo provolone, acompanhada de molho artesanal sabor bacon - Aflora Gastrobar (Asa Norte)
Coxinha de espinafre com recheio de creme de cogumelo e cebola caramelizada, acompanhado de geleia de cajá-manga apimentado - Amigão (Asa Sul)
Quatro espetinhos empanados em farinha panko e servidos com molho oriental e molho cítrico - Aquilombar (Asa Norte)
Croquete de cupim com chutney de manga à moda pernambucana - Avenida do Espetinho (Núcleo Bandeirante)
Bolinho de tambaqui acompanhado com molho tártaro - Bar e Restaurante Nordestino (Núcleo Bandeirante)
Carne de charque com cebola e ovo mexido acompanhando de mandioca - Barziin (Asa Norte)
Peito de frango empanado recheado de presunto e queijo, acompanhado de geleia de bacon - Bem Amigos Bar (Riacho Fundo)
Bolinho de mix de carnes fritas e refogadas com toque sutil de muçarela e molho de tamarindo da roça - Blocogê (Asa Norte)
Tacos de massa de arroz recheados com ragu de linguiça e vinagrete de jiló; tacos com recheio de carne de panela com nata e farofa de mandioca - Boteco do Cantinho (Águas Claras)
Cestinhas de pastel recheadas e gratinadas nos sabores cupim na pasta de alho, Frango quatro queijos, camarão e pernil assado agridoce - Boteco Véio Chico (Águas Claras)
Bolinho ‘baião de dois’ acompanhando de carne de sol e purê de abóbora - Ceará Carne de Sol (Guará)
Filé mignon trinchado com cebola roxa e bacon servido com molho de queijo gorgonzola - Confraria do Padim (Taguatinga)
Coração de frango marinados no missô e empanados servidos com vinagrete de cebola roxa e pão de alho da casa - Confraria Gastrobar (Taguatinga)
Parmegiana de carne à palito - Constelação 5 Cozinha e Bar (Vicente Pires)
Bolinho de feijão acompanhado com molho vinagrete apimentado - Cuzcuz Restaurante (Taquari)
Medalhão de músculo bovino com cobertura de molho madeira, molho gorgonzola com ricota, parmesão e batata bolinha - Destilaria Beer (Taguatinga)
Bolinho de costela com molho de goiabada - Dom Carica’s BBQ (Asa Norte)
Moela ao molho marinada na cerveja preta com crispy de bacon acompanhando de pão fresco - Embaixada do Piauí (Asa Sul)
- Encontro à Mineira Bar e Mercearia (Asa Norte)
Tiras de carne bovina empanada, com quibebe de mandioca acompanhada de molho da casa - Espetinho do Bode (Águas Claras)
Guizado de carneiro acompanhado de mandioca frita - Esquema do Peixe (Núcleo Bandeirante)
Peroás empanados com farinha especial de fubá e acompanhando de molhos mostarda e mel e rosé - Federal Bar e Cozinha (Águas Claras)
Bolinho de arraia com recheio de camarão e molho de coalhada com hortelã - GamBAR (Asa Norte)
Joelho de porco defumado, cozido no vinho branco e pururucado com banha da casa, acompanhado de farofinha de repolho roxo e molho maranga - Josefina – Cozinha que Abraça (Sudoeste)
Charque puxado na manteiga de garrafa, servido com triângulos de tapioca crocante e pimenta confitada - Mesquimar Cozinha e Bar (Samambaia)
Dadinho empanado na farinha panko, recheado com pernil, acompanhado de melaço de cana, raspas de limão e molho de goiabada cascão - Na Seis Comida de Bar (Asa Norte)
- Na Venda (Asa Sul)
- Palorama (Sobradinho)
Panelinhas de creme de milho com frango, carne e linguiça, coberto com espuma de queijo e acompanhado com caviar de pequi - Pança Cheia (Sobradinho)
- Pé na Areia (Riacho Fundo)
- Perene Bar e Petiscaria (Paranoá)
Porção com 3 sabores de pastéis: camarão com cream cheese, carne com Requeijão e muçarela com requeijão cremoso. Acompanhado de molho de queijo com bacon e molho ‘Perene’ - Quiosque da Jô (Guará)
- Quiosque do Galego (Guará)
- Ranchão Bar e Restaurante (Águas Claras)
- Rota 20 (Samambaia)
- Shot Rock Bar (Taguatinga)
- The Salt (Asa Sul)
- Toca do Peixe (Núcleo Bandeirante)
- Traíra sem Espinha (Vila Planalto)
- Trem Bão (Lago Norte)