GPS Brasília comscore

Para maratonar Brasília: conheça filmes e séries que se passam na capital

Nossa cidade já foi cenário para diversas histórias da TV e cinema
Série Justiça 2 (Foto: Divulgação)

Compartilhe:

Brasília respira arte desde a sua concepção. Ser embrada pelos seus traços tão singulares ou pela sua música inesquecível, são apenas exemplos de como a nossa capital é reverenciada. Como centro de poder, nossa cidade também serve de cenário para contar as mais diversas histórias na tela da televisão e do cinema.

Na série de matérias que exalta a nossa capital e celebra um novo ano de vida do quadradinho mais querido do Brasil, agora, trouxemos uma lista de séries e filmes para inspirar você a fazer uma maratona diferente como forma de homenagear Brasília.

Justiça 2

A série da Rede Globo que fez sucesso em 2016 ao trazer diversos pontos de vista sobre justiça, perdão e vingança, está de volta. Antes ambientada em Recife, agora é Brasília que serve de morada para os quatro personagens de histórias independentes que tem suas vidas entrelaçadas ao se verem no epicentro de crimes. Além do Plano Piloto, cidades satélites como Ceilândia e Sol Nascente também aparecerão na tela.

Nomes como Paolla Oliveira, Murilo Benício, Leandra Leal, Marcello Novaes e Júlia Lemmertz estrelam a produção de Manuela Dias, que estreou recentemente no Globoplay e terá ao todo 28 capítulos. A cada semana, a plataforma liberará quatro episódios.

Felizes para sempre?

Foto: Divulgação/TV Globo

Os dilemas da vida privada e amorosa de cinco casais da mesma família é o enredo principal da minissérie ‘Felizes para sempre?’, outra obra produzida pela Globo que fez grande sucesso durante sua exibição, em 2015. Com dez capítulos, nomes como Maria Fernanda Cândido, Paolla Oliveira, Enrique Días e Adriana Esteves estão no elenco da obra.

Locações como o Jardim Botânico, a UnB, o Parque da Cidade, a Praça dos Cristais e até a Chapada dos Veadeiros servem de cenário para o desenrolar da história. E sem deixar de citar uma das cenas mais emblemáticas da série, que se passa na suíte presidencial do hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, com Paolla Oliveira de costas. É bem provável que você tenha se lembrado.

Somos tão jovens

Foto: Divulgação

Tem como falar de Brasília e não lembrar de Legião Urbana? O filme ‘Somos tão jovens’ de 2013, dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e estrelado pelo ator Thiago Mendonça, conta a história de Renato Manfredini Júnior, líder da icônica banda de rock da cidade.

Desde a sua mudança para a capital com a família em 1973, os encontros com a turma da Colina até o estouro da banda, evitando falar do sucesso e do desenrolar da vida de Renato, que faleceu em 96 em decorrência da AIDS. A obra foi um sucesso e chegou a ser indicada a cinco prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, faturando o troféu de melhor atriz coadjuvante para Bianca Comparato. Laila Zaid, Sandra Corveloni e Marcos Breda integram o elenco.

Faroeste Caboclo

Foto: Divulgação

Ainda falando de Legião Urbana, uma das músicas de maior sucesso da banda também virou filme: a história de João de Santo Cristo, que largou a Bahia após a morte da mãe e foi parar em Brasília, se apaixonou por Maria Lúcia e acabou virando traficante, é contada no filme de 2013 que leva o mesmo nome da canção. Fabrício Boliveira dá vida ao protagonista, e Ísis Valverde é quem interpreta Maria Lúcia.

Eduardo e Mônica

Foto: Divulgação

“E quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração… e quem irá dizer que não existe razão?”. É impossível escutar esse trecho e não lembrar da canção do Legião Urbana que também virou filme em 2022, estrelado por Gabriel Leone e Alice Braga. O casal improvável que se conhece numa ‘festa estranha, com gente esquisita’ e que aprende a lidar com as diversas diferenças que o permeiam, numa das histórias de amor mais interessantes que já se ouviu falar.

O outro lado do paraíso

Foto: Divulgação

Com uma história que se passa pouco após a inauguração de Brasília, o filme protagonizado por Eduardo Moscovis conta a história de Antônio, um pai de família que faz de tudo para conseguir dinheiro e sustentar seus três filhos e a esposa. Atraído pela promessa de prosperar na nova capital, se muda com a família para a cidade, mas vê o sonho interrompido pelo golpe militar de 1964. Envolvido com o sindicalismo, Antonio começa a viver um pesadelo.

O último cine drive-in

Foto: Divulgação

Um patrimônio da nossa cidade e do nosso País virou tema de filme em 2015, quando corria o sério risco de ser desativado. Hoje, ‘Cine Drive-in’ atrai novas gerações dos amantes da sétima arte e persiste, firme e forte na cidade. O filme conta a história do jovem Marlombrando, que volta a Brasília depois de alguns anos afastado, e reencontra o pai, vivido por Othon Bastos, com quem terá a missão de manter viva a história do cine drive-in.

Letícia

Foto: Divulgação

Saúde mental, maternidade e masculinidade são alguns dos assuntos abordados na obra protagonizada pela atriz Sophia Abrahão, que foi filmada aqui na capital. Letícia é uma jovem que sofre de mitomania com passado misterioso que transforma radicalmente a vida de Gustavo, um cara bem sucedido.

Meio Expediente

Foto: Divulgação

A obra fez parte de um especial de natal produzido pela Rede Globo em 2017 e conta a história de Jairo, um funcionário público reservado que não conversa com os colegas de trabalho, mas que é pego pelo ‘espírito natalino’ e se torna mais sociável ao vivenciar determinadas situações. A atriz e cantora Ellen Oléria também atua no especial, que foi gravado em regiões como Varjão, Taguatinga, Sobradinho e Núcleo Bandeirante.