GPS Brasília comscore

Para incluir no roteiro: confira 7 castelos no Alentejo para visitar

Região de Portugal oferece paisagens deslumbrantes e muita cultura

Uma das regiões mais encantadoras de Portugal, o Alentejo reserva aos turistas uma imersão à cultura local, regada a muito vinho e paisagens deslumbrantes. A região que fica localizada entre o rio Tejo e o Algarve, faz fronteira com Espanha e é banhado pelo Oceano Atlântico. A área valoriza a preservação do patrimônio histórico, por isso a viagem pode ser uma rica experiência para quem gosta de desbravar novos lugares. 

Entre os pontos turísticos mais famosos da região estão os belíssimos castelos. O número pode chegar a 30 castelos e muitos estão abertos ao público. Eles variam em tamanho e estilo arquitetônico, refletindo diferentes períodos históricos, desde a época romana até o período medieval. Confira sete castelos imperdíveis para visitar na próxima viagem a Portugal. 

Castelo de Portel

Castelo de Portel | Foto: Turismo do Alentejo

Localizado na Vila de Portel, no Alentejo, o castelos conta com uma estrutura histórica que remonta ao período medieval. Construído no século 13, desempenhou um papel importante na defesa da região e na luta contra a invasão muçulmana. Sua arquitetura é caracterizada por suas muralhas e torres, que oferecem uma vista panorâmica deslumbrante da paisagem ao redor dele.

Castelo de Monsaraz

Castelo de Monsaraz | Foto: Turismo do Alentejo

Situado em uma colina, o castelo tem conta com vista panorâmica sobre o Alqueva, o maior lago artificial da Europa. É conhecido pela sua história e pelo bem preservado ambiente medieval da vila. O castelo é cercado por imponentes muralhas de pedra em excelente estado de preservação. 

Castelo de Beja

Castelo de Beja | Foto: Turismo do Alentejo

Com raízes que remontam ao período islâmico, o castelo conta com uma imponente torre de menagem de 40 metros de altura. Além disso, os viajantes podem subir seus 200 degraus para conferir uma vista deslumbrante. A torre é composta por três salas com elementos de inspiração muçulmana, romana medieval e manuelina.

Castelo de Estremoz

Castelo de Estremoz | Foto: Turismo do Alentejo

O local funciona atualmente como uma pousada, mas é possível visitá-lo. Seu destaque é a Torre das Três Coroas, com 27 metros de altura feita de mármore branco. Ao lado do castelo fica uma estátua em homenagem à Rainha Santa Isabel, conhecida pelo milagre de transformar moedas em rosas no século 14.

Castelo de Marvão

Castelo de Marvão | Foto: Turismo do Alentejo

Localizado em uma posição elevada com vista da paisagem alentejana, o castelo é um dos mais bonitos da região já que fica no ponto mais alto da Serra de São Mamede, a 843 metros de altitude. Em um dia claro, é possível ver a Espanha do topo da sua torre.

Castelo de Elvas

Castelo de Elvas | Foto: Turismo do Alentejo

Reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, o castelo é uma das construções históricas da cidade. Elvas foi estrategicamente desenvolvida como uma fortaleza devido à sua proximidade com a fronteira espanhola. Além do castelo, os visitantes podem explorar diversos fortes da cidade. O sistema defensivo do local é considerado a maior fortaleza abaluartada do mundo.

Castelo de Arraiolos

Castelo de Arraiolos | Foto: Victor Carvalho

O castelo de arquitetura circular é famoso por suas tradições de tapeçaria. Situado no topo do Monte de São Pedro, é rodeado por uma muralha em forma de elipse de onde é possível apreciar a visão panorâmica dos campos alentejanos. A visitação é uma oportunidade de conhecer a história do Alentejo e apreciar a cultura local. 

Veja também

Se não tratada, a doença pode causar complicações graves, como …

Uma sala menor, misto de escritório e biblioteca, exalava o …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI