Papa Leão XIV pede gesto de paz à Rússia durante ligação com Vladimir Putin

Pontífice destacou importância do diálogo para fim do conflito na Ucrânia e reforçou papel dos valores cristãos

O Papa Leão XIV fez uma ligação telefônica para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na tarde desta quarta-feira (4) com o objetivo de buscar soluções pacíficas para o conflito na Ucrânia.

O diálogo foi confirmado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, e abordou temas de interesse comum entre o Vaticano e o governo russo.

Durante a ligação, o pontífice apelou diretamente para que a Rússia tome iniciativas concretas em favor da paz, reforçando a necessidade de promover um gesto simbólico que indique disposição para o diálogo e a reconciliação.

Para o Papa, o diálogo entre as partes envolvidas no conflito é essencial para a construção de pontes diplomáticas e o restabelecimento da confiança mútua.

A situação humanitária em regiões afetadas pela guerra também foi debatida. O Papa defendeu o aumento dos esforços internacionais para garantir assistência às populações vulneráveis e destacou a importância das ações humanitárias que favorecem a troca de prisioneiros.

Nesse contexto, o trabalho do cardeal Matteo Zuppi, enviado especial do Vaticano, foi elogiado pelo pontífice como um exemplo de diplomacia a serviço da paz.

Leão XIV ainda mencionou sua gratidão pelos votos recebidos do Patriarca Kirill, líder da Igreja Ortodoxa Russa, no início de seu pontificado. Ele ressaltou que os valores cristãos compartilhados pelas tradições religiosas do Oriente e do Ocidente podem ser uma luz orientadora na promoção da paz, da dignidade humana e da liberdade religiosa.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI