Um novo comunicado do Vaticano atualizou o estado de saúde do Papa Francisco, de 88 anos. Neste sábado (22), o pontífice apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio.
O boletim informou, ainda, que os exames de sangue do papa mostraram uma plaquetopenia, associada a uma anemia, que exigiu a administração de transfusões. “O Santo Padre continua vigilante e passou o dia na poltrona, embora mais debilitado do que ontem, No momento, o prognóstico é reservado”, concluiu.
Pela segunda semana seguida, Francisco não realizará a tradicional oração do Angelus no domingo (23). De acordo com o o porta-voz Matteo Bruni, o pontífice enviará um texto que será publicado, mas não será lido por ele, assim como ocorreu no último domingo (9).
Papa Francisco deu entrada no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália, no dia 14 de fevereiro e está internado desde então, após sentir dificuldades para respirar. Ele foi diagnosticado com um quadro de pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana.