O papa Francisco reapareceu, neste domingo (18), diante dos fiéis após ter passado por uma cirurgia de hérnia no início do mês. Ele celebrou a oração do Angelus e, antes de sua catequese, agradeceu “de coração” pelo carinho recebido durante o período de internação no hospital.
“Queridos irmãos e irmãs, bom dia. Quero expressar minha gratidão a todos aqueles que me manifestaram carinho, consideração e amizade durante minha internação no Hospital Gemelli. Esta proximidade humana e espiritual tem sido uma grande ajuda e conforto para mim. Obrigado a todos, do fundo do meu coração”, disse Francisco, da janela do Palácio Apostólico, com a voz um pouco trêmula.
Este foi seu primeiro ato público desde que recebeu alta do hospital na sexta-feira (16), embora a audiência geral da próxima quarta-feira, 21, tenha sido cancelada para garantir seu descanso. Por outro lado, o pontífice argentino manteve em sua agenda audiências privadas no Vaticano e também seu encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na terça-feira (20).
Francisco, de 86 anos, foi operado no dia 7 de junho no Hospital Gemelli, em Roma, para retirar uma hérnia abdominal que ameaçava causar uma obstrução intestinal. Foi a terceira vez que ele se internou no hospital romano, depois da operação de cólon a qual foi submetido em julho de 2021 e uma hospitalização por pneumonia, em março deste ano.