Em meio ao processo de recuperação de uma pneumonia bilateral, o Papa Francisco surpreendeu fiéis e visitantes ao aparecer de forma inesperada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na tarde desta quinta-feira (10). Acompanhado de seu assistente pessoal, Massimiliano Strappetti, que o empurrava em uma cadeira de rodas, o pontífice demonstrava fragilidade, mas também serenidade. Ele usava pequenas cânulas nasais para a administração de oxigênio suplementar.
A chegada do Papa causou comoção imediata. Visitantes presentes no templo se emocionaram ao vê-lo e passaram a gritar: “É o Papa, é o Papa!”. Com gestos calmos, Francisco cumprimentou dezenas de fiéis, abençoou crianças e idosos, e em seguida se recolheu em oração por cerca de 10 minutos diante do túmulo de São Pio X, pontífice com quem sempre afirmou ter profunda ligação espiritual.
“Minha visão ficou turva pelas lágrimas. Não consegui nem tirar uma foto”, relatou, emocionado, monsenhor Valerio Di Palma, cônego da Basílica, aos meios de comunicação do Vaticano. “Todos choravam, até os seguranças. Uma senhora recebeu sua bênção entre lágrimas. As lágrimas não eram de tristeza, mas de esperança – sinal de que ele está se recuperando”, destacou.
Así fue el recorrido de el Papa Francisco @Pontifex_es por la Basílica de San Pedro. para supervisar las obras de restauración que actualmente se realizan en el sitio y rezar ante la tumba de Pio X. Saludo a trabajadoras y algunos peregrinos presentes. pic.twitter.com/P3SiNKTDTa
— Becky Reynoso (@BeckyReynoso) April 11, 2025
Essa é a segunda aparição pública não anunciada de Francisco desde que deixou o hospital, após 38 dias de internação. No último domingo (6), ele já havia surpreendido ao surgir na Praça de São Pedro durante uma missa. Na ocasião, cumprimentou os presentes com um sorriso: “Bom domingo a todos. Muito obrigado”.
Ainda nesta semana, o pontífice recebeu outra visita marcante: o rei Charles III e a rainha Camilla, do Reino Unido. O encontro aconteceu na Casa Santa Marta, onde o Papa permanece em repouso. Segundo informações do Vaticano, Francisco felicitou o casal pelos 20 anos de casamento e desejou plena recuperação ao monarca britânico, que enfrenta tratamento contra um câncer diagnosticado no ano passado.
Em nota oficial, o Palácio de Buckingham afirmou que Charles e Camilla “ficaram encantados com o fato de o Papa estar bem o suficiente para recebê-los”. O comunicado destacou ainda que o casal real se sentiu “profundamente tocado” pelas palavras afetuosas do pontífice.
A visita desta quinta-feira reforça a conexão emocional do Papa Francisco com os fiéis e sua determinação em manter-se próximo do povo, mesmo em meio à fragilidade da saúde.