Categories: Esportes

Pan: Brasil leva dois ouros na natação

A natação brasileira começou bem os Jogos Pan-americanos de Santiago. Neste sábado (21), os atletas brasileiros conquistaram seis medalhas no Centro Aquático Poliesportivo de Santiago: dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Os principais destaques foram Guilherme Costa, campeão nos 400m livre e o revezamento 4x100m livre masculino, que garantiu o sétimo título pan-americano consecutivo.

O dia começou com uma dobradinha brasileira no pódio dos 400m livre feminino. Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto garantiram as medalhas de prata e bronze, respectivamente, com os tempos de 4m06s68 e 4m06s88.

Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto levaram prata e bronze nos 400m livres. Foto: Wander Roberto/COB

Na sequência, um show de Guilherme Costa, o “Cachorrão”. Também nadando os 400m livre, o brasileiro conquistou o primeiro ouro da natação brasileira no Pan ao cravar a marca de 3m46s79, novo recorde pan-americano da prova. “Gostei muito da prova. Nadar para 3m46 foi uma marca boa e eu espero continuar evoluindo para chegar bem no Mundial em fevereiro e posteriormente nos Jogos Olímpicos. Sei que terei de nadar perto do recorde mundial e estou me preparando para isso”, pontuou Guilherme.

Pouco tempo depois foi a vez de Leonardo de Deus cair na água para a final dos 200m borboleta, prova que ele brigava para se tornar tetracampeão pan-americano. O ouro não veio por pouco, mas Léo garantiu a prata ao marcar o tempo de 1m57s25. Com essa medalha, ele se junta a Gustavo Borges e Thiago Pereira com quatro medalhas pan-americanas em uma mesma prova em edições dos Jogos.

Os revezamentos brasileiros fecharam o dia com mais duas medalhas para o Brasil. No 4x100m livre feminino, Ana Carolina Vieira, Stephanie Balduccini, Giovanna Diamante e Celine Bispo (além de Lorrane Oliveira, que nadou as eliminatórias) ficaram com a medalha de bronze com o tempo de 3m39s94, atrás apenas de Canadá (3m37s75) e Estados Unidos (3m38s42), ouro e prata, respectivamente.

Logo depois o revezamento masculino fez história ao conquistar o sétimo título consecutivo dos Jogos Pan-americanos nos 4x100m livre. Em Santiago, o time composto por Guilherme Caribé, Marcelo Chierighini, Victor Alcará e Felipe Ribeiro (além de, Breno Correia, que nadou as eliminatórias) fez o tempo de 3m13s51 para garantir a medalha de ouro. Estados Unidos (3m14s22) e Canadá (3m15s83) completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

“Todos estamos de parabéns, é uma prova tradicionalíssima, que o Brasil tem muita tradição. É um orgulho muito grande para nós quatro, para o Brasil, ganharmos de novo essa prova”, comemorou Chierighini, que há muito nada o revezamento 4x100m e é o mais experiente da equipe. (Fonte: COB)

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Lide Brasília recebe senador Izalci Lucas para almoço-debate

Encontro ocorre nesta terça (1º), no Lago Sul, com a presença esperada do governador Ibaneis

2 horas ago

“Puxadinhos”: restaurante da Asa Sul suspende atividades após demolição ordenada pela Justiça

Outros comércios serão alvos da DF Legal, resultado do combate ao uso irregular de área…

10 horas ago

Sorte? Matemática garante que jogadores quase sempre perdem nas apostas esportivas

Especialistas explicam armadilhas das bets e como ciência revela a realidade do mundo dos jogos

11 horas ago

Nunes, Boulos e Marçal estão empatados para a Prefeitura de São Paulo, diz pesquisa

A menos de uma semana das eleições, candidatos mostram números parecidos na nova Quaest

12 horas ago

Festival Em Movimento retorna com o melhor da música brasileira para Brasilia

Evento acontece no dia 05/10 na Casa de Jorge com uma premiere no dia 03…

12 horas ago

Eleições 2024: eleitores não poderão ser presos em municípios a partir desta terça (1º)

A regra não se aplica aos moradores de Brasília e demais regiões localizadas no Distrito…

12 horas ago