A quarta-feira (7) foi amarga para a maioria dos clubes brasileiros nas competições sul-americanas. Das seis equipes nacionais que entraram em campo pela Copa Libertadores e pela Copa Sul-Americana, apenas o Palmeiras conseguiu vencer, enquanto Flamengo, Bahia, Cruzeiro, Vasco e Grêmio tropeçaram em suas partidas.
No Paraguai, o Verdão foi o único brasileiro a conseguir vencer. Com gols de Estêvão, aos 40 minutos do primeiro tempo, e Vitor Roque, nos acréscimos da etapa final, o Palmeiras venceu o Cerro Porteño por 2 a 0, garantiu a classificação antecipada para as oitavas de final com 12 pontos. Apesar de alguns sustos, o time paraguaio acertou a trave duas vezes, a equipe de Abel Ferreira controlou a maior parte do jogo e confirmou seu favoritismo.
Na mesma competição, o Flamengo ficou apenas no empate em 1 a 1 com o Central Córdoba, na Argentina. Arrascaeta abriu o placar para o time carioca, mas Gastón Verón deixou tudo igual no segundo tempo. Com cinco pontos, o Rubro-Negro permanece fora da zona de classificação, na terceira posição do Grupo C. O time comandado por Filipe Luís teve mais posse de bola, mas falhou na criação de jogadas ofensivas e deixou escapar a chance de se aproximar da liderança.
O Bahia também decepcionou na Libertadores ao perder por 3 a 1 para o Nacional-URU, mesmo tendo saído na frente com Jean Lucas logo no início do segundo tempo. A equipe de Rogério Ceni sofreu a virada e, apesar da derrota, segue na liderança do Grupo F, com sete pontos. No entanto, pode ser ultrapassada pelo Internacional, que ainda joga nesta rodada.
Sul-Americana
Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o Mushuc Runa, do Equador, e, com apenas um ponto conquistado até agora, já não tem mais chances de classificação no Grupo E e está eliminado da competição. O Vasco, por sua vez, foi goleado por 4 a 1 pelo Puerto Cabello, na Venezuela. Essa foi a pior derrota de um brasileiro para um time venezuelano na história. Apesar disso, o cruzmaltino ainda se mantém na vice-liderança do grupo, com cinco pontos, três atrás do Lanús, da Argentina. A vice-liderança na Sul-Americana dá vaga à repescagem do mata-mata.
Por fim, o Grêmio foi mais um que não conseguiu vencer e se complicou. O clube gaúcho empatou sem gols com o Atlético Grau, no Peru. O tricolor agora soma oito pontos no Grupo C e está na segunda colocação, dois pontos atrás do Godoy Cruz, da Argentina.