O Palmeiras começou o mata-mata da Copa Libertadores com o pé direito. No jogo de ida válido pelas oitavas de final, contra o Universitário do Peru, a equipe alviverde aplicou um sonoro 4 a 0, deixando a classificação às quartas de final praticamente garantida, podendo perder por até 3 gols de diferença no jogo da volta na próxima quinta-feira (21) em São Paulo.
Os destaques do Palmeiras foram Flaco Lópes, que marcou duas vezes, e Vitor Roque, reforço mais caro da história do clube, com um gol e uma assistência na partida. O outro gol do alviverde foi marcado pelo capitão Gustavo Gomez, em cobrança de pênalti.
O Botafogo, por sua vez, também estreou com vitória nas oitavas de final. O glorioso recebeu a LDU no estádio Nilton Santos, e com um gol marcado logo no primeiro minuto da partida por Artur, venceu a equipe equatoriana pelo placar mínimo de 1 a 0.
Na próxima semana, os alvinegros decidem a classificação jogando na cidade de Quito, no Equador, em uma altitude de 2.850 metros, com a vantagem do empate. Caso o Botafogo seja derrotado por um gol de diferença, a decisão da vaga será nos pênaltis. Em caso de vitória da LDU por dois ou mais gols, os equatorianos avançam.